HYUNDAI LANÇARÁ CARROS ESPORTIVOS ELÉTRICOS COM A COLABORAÇÃO DA RIMAC
A Hyundai apostará na eletrificação para seus veículos de alto rendimento graças a um acordo de colaboração com a Rimac. O fabricante coreano investirá 64 milhões de euros para desenvolver protótipos elétricos de bateria e veículos de célula de combustível de hidrogênio.
A linha N da Hyundai apostará fortemente na eletrificação. O fabricante coreano é consciente de que os veículos elétricos de alto desempenho terão um papel protagonista no futuro mais imediato do segmento dos esportivos. Atualmente, todos os modelos Hyundai N disponíveis no mercado (e os que estão sendo desenvolvidos) são propulsionados por mecânicas de combustão interna convencionais. Algo que mudará em não muitos anos.
A Hyundai decidiu estabelecer um importante e estratégico acordo de colaboração com um ator relevante no setor da mobilidade elétrica, e mais concretamente no que diz respeito a veículos de alto desempenho e de zero emissões. Hyundai e Rimac anunciaram uma associação. O grupo automobilístico coreano formado por Hyundai e KIA busca fortalecer sua estratégia para liderar o mercado dos veículos eletrificados de alto desempenho.
Enquanto a Hyundai realizará um investimento de 64 milhões de euros, a KIA fará o mesmo destinando 16 milhões de euros à Rimac. Os coreanos e os croatas iniciarão um processo de trabalho e estreita colaboração com o objetivo de desenvolver uma série de protótipos elétricos, assim como um veículo propulsionado por um sistema de célula de combustível de hidrogênio. O objetivo é materializar estes projetos em automóveis de produção em um futuro não muito distante.
Euisun Chung, VP Executivo do Grupo Hyundai, destacou a experiência que a Rimac conta na hora de trabalhar no desenvolvimento de carros elétricos de alto rendimento: “A Rimac é uma empresa inovadora com grandes capacidades quando se trata de veículos elétricos de alto rendimento. Eles já têm grande experiência em trabalhar com diversas marcas, e com isso se tornam um sócio ideal para nós. Esperamos colaborar com a Rimac em nosso caminho para a Mobilidade Limpa”.
Por sua parte, Mate Rimac, fundador e CEO da Rimac Automobili, menciona o objetivo da empresa de tornar-se o maior fornecedor de componentes elétricos da indústria automobilística: “Estamos muito impressionados com a visão do Grupo Hyundai e sua decidida iniciativa. Acreditamos que esta colaboração será muito valiosa para nossas empresas e seus clientes. A Rimac ainda é jovem e relativamente pequena, mas crescemos rápido. Vemos na Hyundai um forte investidor e um forte sócio tecnológico, de modo que cremos que esta colaboração nos impulsionará a ser o maior fornecedor de componentes elétricos da indústria automotriz”.
A Hyundai aproveitará esta associação para cumprir com o seu roteiro em termos de eletrificação, que consiste no lançamento de 44 veículos ecológicos até o ano de 2025. Hoje em dia a marca coreana é um dos líderes da mobilidade elétrica, com modelos tão interessantes como o Hyundai IONIQ Elétrico, o Hyundai Kona Elétrico e o novo Hyundai NEXO.