HYUNDAI N APRESENTA DOIS LABORATÓRIOS SOBRE RODAS

A submarca N de alto desempenho da Hyundai revela sua visão sobre a eletrificação para demonstrar o compromisso da empresa com as tecnologias de zero emissões orientadas para o futuro.
O RN22e e o N Vision 74 são exemplos inspiradores desta visão. Estes dois ‘laboratórios sobre rodas’ demonstram a ambição da Hyundai Motor de converter-se em um dos líderes neste futuro da mobilidade zero emissões.
Nestes ‘laboratórios sobre rodas’ a Hyundai Motor testa e verifica as tecnologias mais avançadas da empresa para sua aplicação nos futuros modelos de produção. O RN22e combina o melhor do novo IONIQ 6 com a Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da empresa, ao mesmo tempo que estabelece um novo padrão nos veículos elétricos de alto desempenho. Por sua parte, o N Vision 74 combina a tecnologia dos carros elétricos com um avançado sistema de célula de combustível de hidrogênio, o que o converte no primeiro laboratório rodante híbrido de hidrogênio da Hyundai N. A empresa explorará neste protótipo o conceito da ‘diversão ao volante’ na era da eletrificação.
Tanto o RN22e como o N Vision 74 continuarão sendo testados e verificados pelos engenheiros da Hyundai para que os futuros veículos N de estrada possam equipar suas avançadas tecnologias.
A visão sobre a eletrificação da Hyundai N
Desde o lançamento, em 2017, do seu primeiro modelo de estrada de alto desempenho, o Hyundai i30 N, a marca N superou os limites da condução de alto desempenho para ajudar os clientes a descobrir o quão divertido pode ser conduzir. O lema da marca é ‘Never just drive’ (Não se limite a conduzir) porque ir do ponto A ao ponto B nunca deve ser chato. Mesmo no futuro da mobilidade elétrica, a marca N trabalha para seguir fiel aos seus três pilares: devorador de curvas (máquina ajustada e perfeitamente equilibrada nas curvas), capacidade em circuito (todos os modelos N são construídos para render na pista) e esportivo para o dia a dia (para todos e para qualquer necessidade, não só para os dias de circuito ou estrada).
Assim é o RN22e: uma olhada no futuro N elétrico
O RN22e oferece um desempenho de competição graças ao ajuste e à otimização da plataforma E-GMP da Hyundai e ao design streamliner baseado no IONIQ 6. Como primeiro laboratório sobre rodas da Hyundai N desenvolvido sobre a plataforma E-GMP, o RN22e mostra a visão e a direção da marca N no campo da eletrificação ao mesmo tempo que abre a possibilidade da comercialização no futuro de um modelo elétrico de alto desempenho. O protótipo deve seu nome ao fato de ser o laboratório rodante da marca N desenvolvido em 2022 com recursos elétricos.
O RN22e foi testado para maximizar os três pilares da marca N, começando pelo de ‘devorador de curvas’. Os engenheiros da marca N continuaram desenvolvendo o desempenho em curvas desde o lançamento da mesma. Para isso colocaram à disposição dos usuários tecnologias como o diferencial eletrônico de deslizamento limitado (e-LSD) e o diferencial mecânico tipo Torsen Corner Carving, disponíveis na maioria dos modelos N. O RN22e eleva a sensação nas curvas com um peso inevitavelmente maior, explorando a vetorização do torque mediante uma dupla embreagem. Além disso, as peças impressas em 3D reduzem o peso e mantêm a rigidez para um melhor ataque das curvas. Equipado com tração total (AWD), o RN22e proporciona uma distribuição otimizada do torque segundo os diferentes modos de condução, que permitem aos condutores distribuir a quantidade de torque nas rodas dianteiras e traseiras.
Com o objetivo de melhorar a capacidade do RN22e em circuito, os engenheiros se concentraram na refrigeração e na frenagem para melhorar a resistência. O RN22e oferece ajustes otimizados para circuito que permitem aos clientes desfrutar da pista sem perder desempenho. Com pinças monobloco de quatro pistões e discos de 400 mm, o RN22e podem resistir perfeitamente ao peso do seu sistema elétrico. Além disso, a Hyundai N utilizará o RN22e para estudar como pode oferecer um movimento dinâmico com frenagem regenerativa que controle com precisão as derrapagens e o ataque das curvas.
O RN22e desempenha um papel muito importante como laboratório rodante para o desenvolvimento e a verificação das tecnologias mais avançadas que chegarão aos próximos modelos elétricos da marca N. Conscientes ao que demandam os condutores mais exigentes, os engenheiros estão desenvolvendo novas características com o objetivo de proporcionar uma experiência de condução emocional nos futuros modelos eletrificados da marca. O RN22e oferece inovações como N Sound , que gera som dos alto-falantes interiores e exteriores para uma sensação de condução mais dinâmica. Além disso, a tecnologia N e-shift adiciona ao N Sound a sensação de sonoridade nas mudanças de marchas. Por tratar-se de um laboratório sobre rodas, onde a Hyundai N desenvolve continuamente suas últimas tecnologias, estas experiências emocionais de condução continuarão sendo desenvolvidas por diferentes vias no RN22e para que os condutores possam selecionar seu próprio nível de diversão.
Adaptando o design streamliner do IONIQ 6, o RN22e aproveita as características aerodinâmicas do novo elétrico da Hyundai. Além disso, para maximizar o desempenho, a Hyundai N acrescentou detalhes inspirados na competição. Graças a uma baixa distância do solo, a Hyundai N conseguiu dotar o protótipo de uma fisionomia ampla e robusta. Mantendo o design do IONIQ 6, a parte inferior do para-choque foi redesenhada para incrementar a esportividade e melhorar o atrativo da frente. Esta estética funcional permitiu ao RN22e melhorar a refrigeração e a aerodinâmica.
Com dimensões de 4.915 mm de comprimento, 2.023 mm de largura, 1.479 mm de altura e uma distância entre os eixos de 2.950 mm, o RN22e continuará seu desenvolvimento graças à experiência da marca no mundo da competição. O objetivo é que a Hyundai possa ajustar e aperfeiçoar sobre o protótipo suas avançadas tecnologias para lançar às ruas um modelo elétrico N utilizando o potencial da plataforma E-GMP.
Este é o N Vision 74
Inspirado na herança da Hyundai Motor, o N Vision 74 é um laboratório sobre rodas híbrido de célula de combustível de hidrogênio de alto desempenho que ressalta a liderança da empresa nas tecnologias de desempenho sustentável. O N Vision 74 se inspira tanto na tecnologia como no design, enraizados na visão de sustentabilidade da marca N anunciada em 2015 e na paixão da Hyundai pelo alto desempenho desde 1974.
Em termos de design, o N Vision 74 presta homenagem ao concept Hyundai Pony Coupe de 1974, desenvolvido pelo lendário designer de automóveis Giorgetto Giugiaro. Este concept se converteria mais adiante em protótipos para o projeto do primeiro esportivo de produção da Hyundai. Embora no final não tenha chegado à produção, sua atrevida atitude marcou a pauta a seguir para toda a empresa.
O N Vision 74 herda as superfícies puras, o perfil de proporções dinâmicas e o exclusivo pilar B do Pony Coupe de 1974. Esta herança de design se une à era da eletrificação e à condução de alto desempenho para dar forma ao N Vision 74. Além disso, a iluminação mediante pixels paramétricos aporta um toque futurista ao conjunto.
O N Vision 74 incorpora a atitude ousada do Pony Coupe Concept em um design para o futuro, ao mesmo tempo que reinterpreta o interior como um espaço de entretenimento sem perder a arquitetura pura do Pony Coupe. Está equipado com um posto de condução centrado no condutor com uma mescla de elementos herdados e de design moderno, como a combinação de uma instrumentação digital e botões analógicos.
Com dimensões de 4.952 mm de comprimento, 1.995 mm de largura, 1.331 mm de altura e uma distância entre os eixos de 2.905 mm, é o primeiro laboratório sobre rodas de alto desempenho construído com o sistema de célula de combustível de hidrogênio mais avançado criado pela Hyundai N. Mas não é a primeira vez que a marca N trabalha sobre a tecnologia de célula de combustível. O N Vision 74 também se inspira no protótipo Hyundai N 2025 Vision Gran Turismo, apresentado em 2015 coincidindo com o lançamento da marca N para imaginar como seria um futuro de alto desempenho baseado no hidrogênio.
Apenas sete anos depois, a Hyundai N apresenta o N Vision 74, com o qual se propõe chegar ainda mais longe e tornar realidade sua paixão pela ‘diversão ao volante’ e a imaginação. Os engenheiros da Hyundai desenvolveram uma estrutura híbrida que combina uma bateria elétrica com um sistema de célula de combustível de hidrogênio colocado em uma disposição completamente nova. Ao combinar um sistema de célula de combustível e uma bateria elétrica para impulsionar o veículo, se melhora a eficiência da refrigeração. Além disso, as duas fontes de energia podem ser utilizadas em função das diferentes condições de condução. Este sistema permite uma melhor distribuição do torque, já que utiliza motores gêmeos na parte traseira, o que proporciona uma experiência mais precisa e sensível nas curvas. Ademais, o N Vision 74 explora o equilíbrio entre o desempenho e a refrigeração com um sistema de refrigeração de três canais.
A tecnologia de alto desempenho está totalmente integrada no projeto para cumprir os requisitos da gestão de calor do sistema de célula de combustível. Com uma estética funcional, o N Vision 74 consegue um excelente equilíbrio entre uma tecnologia de vanguarda e um design icônico. Junto com as capacidades de condução de longa distância e de reabastecimento rápido, o N Vision 74 garante a diversão ao volante com uma fonte de energia sustentável graças à aplicação de tecnologias de vanguarda.
História e futuro dos laboratórios sobre rodas da Hyundai
Em 2012, Hyundai se embarcou no Projeto RM para mostrar sua experiência no desenvolvimento de novas tecnologias. Através deste projeto, a empresa desenvolve e conecta as novas tecnologias de alto desempenho da competição com os futuros modelos N. O nome do projeto (RM) faz referência à configuração do sistema de propulsão de tração traseira e central do protótipo ‘Racing Midship’. A diferença fundamental deste design proporciona um equilíbrio ideal de manuseio e agilidade partindo de um baixo momento polar de inércia.
Desde o início, a série RM evoluiu progressivamente até incluir os modelos RM14, RM15, RM16 e RM19. A plataforma RM facilita um laboratório rodante de engenharia para testar as tecnologias de alto desempenho em todas as velocidades e em todas as condições de condução. Através de exaustivos testes, os modelos RM validam tecnologias, permitem observar o aumento efetivo de seu desempenho e as melhoram para sua aplicação nos futuros modelos N.
Há dois anos, a Hyundai apresentou a nova geração do esportivo de competição RM20e. Dentro da série RM, o RM20e se converteu no primeiro veículo elétrico a baterias de alto desempenho. Pela primeira vez, a Hyundai pôde aplicar o potencial dos sistemas de propulsão zero emissões em seus carros de alto desempenho.
A Hyundai N revelou sua nova série de laboratórios sobre rodas com uma denominação diferente para estabelecer um novo padrão na próxima geração de veículos de alto desempenho. Tanto o RN22e como o N Vision 74 estão sendo testados para manter os três pilares N de alto desempenho: maximizar sua capacidade em circuito, suas características como esportivo para o dia a dia e suas qualidades como ‘devorador de curvas’. A marca N também se manterá fiel à sua filosofia na era da eletrificação.
O primeiro grande passo será o lançamento do primeiro modelo elétrico da marca N da Hyundai Motor, o IONIQ 5 N, que chegará ao mercado mundial em 2023. Mais adiante serão revelados mais detalhes sobre este primeiro N elétrico.
Inspirados na competição
A competição é considerada o berço da linha de modelos N. Para a divisão Motorsport da Hyundai, o êxito se define em termos mais amplos que simplesmente vencer corridas e obter títulos; também tem a ver com desenvolver conhecimentos independentes e coletar dados que possam ser compartilhados com a empresa para permitir à Hyundai fabricar carros melhores. Graças à sua experiência na competição, estas vantagens se trasladam aos veículos de rua.
Trata-se de uma relação de mão dupla entre a competição e os carros de produção. Os melhores elementos de cada veículo são utilizados para melhorar o próximo. Esta transferência de conhecimentos tem um impacto direto nos modelos N de produção. As novas tecnologias são testadas em competição, como as do i20 N, inspirado no carro de rallys i20 Coupe WRC. Tudo o que a Hyundai aprende nas corridas retroalimenta o processo de P D para desenvolver o próximo modelo N ou outros projetos. A participação no ETCR demonstra a paixão da Hyundai pela sustentabilidade também no âmbito do alto desempenho.
Em linha com sua visão de ‘Progress for Humanity’, a Hyundai está acelerando seus esforços na eletrificação para oferecer soluções de mobilidade mais limpas e um futuro mais sustentável. Ampliando os limites dos carros eletrificados de alto desempenho, a Hyundai demonstra sua capacidade para enfrentar os desafios de amanhã e inaugura uma nova era de diversão ao volante com o máximo respeito ao meio ambiente.