HYUNDAI PODERÁ ATUALIZAR SEUS CARROS ATRAVÉS DA INTERNET

Trata-se de um passo lógico para a indústria automobilística. Hoje em dia, na grande maioria das marcas, para poder acessar novas funções e serviços através do sistema de infotainment do veículo, é preciso aguardar que a marca introduza um facelift, ou uma nova geração. A pergunta é: por que não usar uma base e ir melhorando-a mediante atualizações baixadas e instaladas via internet? Isso é exatamente o que faz a Tesla e é o que fará em pouco tempo a grande maioria das marcas automobilísticas.
Na verdade, o anúncio feito pela Hyundai no CES 2018 caminha nessa direção. O fabricante coreano confirmou a criação de uma aliança estratégica com a Cisco para a criação de uma plataforma flexível, escalável e segura, que permita, entre outras coisas, a introdução de atualizações através da internet. Segundo estabeleceram em seu plano de ação, a Hyundai e a Cisco esperam ter pronta sua nova plataforma em veículos de produção no ano de 2019.
Essa colaboração também se concentrará em aportar soluções no incremento da demanda de processamento de dados, que aumentarão de forma exponencial quando a condução autônoma e novas tecnologias de conectividade começarem a popularizar-se. Para isso, a Hyundai e a Cisco colocaram o seu ponto de mira nas comunicações ‘Ethernet’, que permitem velocidades de processamento de até 1 Gbps (1 Gigabit por segundo).
O novo software baseado na ‘Ethernet’ também admitirá o controle de dados integrado, o que no final se traduzirá na expansão flexível das conexões no automóvel. Por isso que poderão ser manejados, de maneira simultânea, grandes conjuntos de dados provenientes de vários componentes. A plataforma oferecerá um alto nível de configuração e segurança.
Uma dos pontos importantes, como apontado antes, é que acelerará a inovação ao proporcionar atualizações online, encurtando assim o ciclo de vida ao trazer novas capacidades ao mercado. A plataforma SDV (Software Defined Vehicle) é uma rede interna no veículo que estabelecerá a base para as tecnologias de adaptação. Permitirá criar novos serviços com a integração de um software mais moderno e eficaz, utilizando o hardware existente.
A Cisco e a Hyundai também darão uma especial atenção para que sua nova plataforma se adapte às novas inovações em comunicação V2X (Vehicle to Everything). Isso tornará possível que o automóvel possa vincular-se mediante redes inteligentes, a todo tipo de coisas, desde lares e escritórios, até infraestruturas da própria cidade e outros veículos. Trata-se do passo seguinte naquilo que se conhece como ‘carro conectado’.