HYUNDAI RM20e: UM LABORATÓRIO PARA DESENVOLVER NOVAS TECNOLOGIAS

Com a ajuda da Racing Midship, a Hyundai apresentou o protótipo de um modelo esportivo que será usado como laboratório sobre rodas para testar tecnologias de alto rendimento com o foco na competição. Trata-se do Hyundai RM20e, um compacto com 810 eletrizantes cavalos.
Já faz oito anos que a Hyundai lançou a Racing Midship, uma linha que utiliza para desenvolver e conectar novas tecnologias com os modelos N. Debaixo deste guarda-chuvas podemos encontrar o RM14, RM15, RM16 e RM19. Agora este clube dá as boas-vindas a um novo carro esportivo e elétrico: o Hyundai RM20e.
A Hyundai revelou o RM20e no Salão de Pequim como um protótipo totalmente legal para circular na estrada. Não em vão, seu ponto de partida é o Hyundai Veloster N eTCR levado ao extremo para que a divisão esportiva da marca coreana possa aproveitar todo o seu potencial.
Antes de falar do desempenho do Hyundai RM20e vamos fazer as pertinentes apresentações. Como dizíamos há pouco, trata-se de um Hyundai Veloster sobre o qual foi montado um kit de carroceria para aumentar a largura das bitolas. Não é a única coisa que chama a atenção, já que este compacto esportivo exibe um enorme splitter dianteiro, saias laterais, um difusor de competição e um aerofólio que surge do porta-malas.
A Hyundai não divulgou imagens do interior, mas pelas especificações técnicas sabemos que tem dois bancos de corridas, um painel com tela táctil e uma tela que separa a parte dianteira da traseira onde está o motor central, a bateria e todo o cabeamento.
O Hyundai RM20e conta com uma potência de 810 cv e 960 Nm de torque, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. Alcança os 200 km/h em 9.88 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. Conta com tração traseira e freios de alto rendimento com discos ventilados. De acordo com a Hyundai, o RM20e conta com “níveis de desempenho, equilíbrio, frenagem e aderência parecidos aos de um carro de corridas, mas também é capaz de conservar a tranquilidade, a capacidade de resposta e a capacidade de condução em estrada”.
Apesar de semelhante carta de apresentação, como dizíamos antes, o Hyundai RM20e foi concebido como um laboratório de testes e, portanto, não chegará à produção.