HYUNDAI VELOSTER SOBREVIVERÁ, EMBORA APENAS COMO VERSÃO N

São tempos ruins para os compactos de três portas, especialmente se forem de linha coupe. Os modelos mais práticos se impõem e por isso propostas como os Opel Astra GTC e Volkswagen Scirocco pereceram para uma vida melhor. Algo parecido ocorrerá com o famoso e atrativo Hyundai Veloster, mas neste caso se continuar vivo, será unicamente com sua versão mais esportiva Veloster N.
Adiantado pelo pessoal da Car and Driver USA e agora confirmado em um comunicado de imprensa, a linha Veloster será reduzida à sua mais esportiva versão com 275 cv de potência e 325 Nm de torque procedentes de um propulsor de 2.0 litros turbo alimentado. Desta forma a Hyundai sacrificará as versões Veloster 2.0, 2.0 Premium, R-Spec, Turbo e Ultimate.
A razão desta redução da linha está, é claro, na baixa demanda do modelo e na expansão da família SUV da Hyundai com modelos como o Venue e o Kona, algo que não é nenhuma novidade dentro de um segmento cada vez mais de nicho como é o dos compactos de três portas - embora na verdade o Veloster conte com uma a mais em seu lado direito.
Somente o Hyundai Veloster N, um dos principais integrantes de uma família de modelos esportivos N que a Hyundai vem promovendo há algum tempo, parece justificar sua sobrevivência. O modelo foi apresentado faz alguns anos pela primeira vez como um interessante compacto de alto desempenho com uma estética marcadamente esportiva, mas sem estridências e uma parte dinâmica marcada não só pelos 275 cv do seu motor 2.0 turbo, mas também por uma transmissão manual de 6 velocidades e um sistema de escape mais esportivo e ruidoso adaptados para esta versão, assim como a sua suspensão, calibrada para oferecer um desempenho mais esportivo. Também contava com um diferencial de deslizamento limitado.