ID. UNYX: O CUPRA TAVASCAN VENDIDO NA CHINA LEVARÁ O EMBLEMA DA VOLKSWAGEN

O CUPRA Tavascan é um dos modelos mais esperados da marca espanhola. Revelado oficialmente há um ano, seu lançamento está previsto para este, mas antes de que seja produzido, já pudemos conhecer sua versão para o mercado chinês, onde não será comercializado com o emblema da CUPRA, mas com o da marca alemã e com o nome de Volkswagen ID. UNYX.
Trata-se de uma prática habitual que obedece ao posicionamento e o prestígio de cada marca em cada mercado. Por exemplo, o Dacia Sandero é vendido como Renault em muitos países, inclusive no Brasil. E exceto pela mudança de nome e de emblema, as diferenças são poucas.
O ID. UNYX exibe a mesma carroceria de perfil atlético e com uma caída de teto alongada. Embora não tenham sido divulgadas suas medidas (as imagens foram vazadas do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China), suas medidas deverão, se não forem exatamente iguais, rondar as do Tavascan, ou seja: 4.644 mm de comprimento, 1.861 mm de largura e 1.597 mm de altura.
As mudanças estéticas se concentram nos detalhes. Assim, embora o formato dos grupos ópticos seja idêntica, a assinatura luminosa interior é muito diferente. O para-choque apresenta uma imagem muito mais comedida, com molduras de plástico que lhe dão uma imagem menos agressiva. As rodas apresentam um desenho de estrela de três pontas. A traseira, por sua parte, exibe lanternas na linha da família ID., com o emblema da Volkswagen na cor vermelho e com certeza iluminado. Não surgiu nenhuma imagem do interior.
Da mecânica do ID. UNYX a única coisa que foi confirmado é que utilizará a plataforma MEB do Grupo Volkswagen, mas os rumores indicam que usará mecânicas menos potentes que o Tavascan.
Assim, parece que sua gama 100% elétrica será estruturada em duas versões. A de acesso será de tração traseira, com um único motor de 228 cv (170 kW), enquanto a superior terá tração integral graças a dois propulsores, o mesmo traseiro e um dianteiro de 107 cv (80 kW) para conseguir uma potência conjunta de 335 cv (250 kW).
É possível que sua apresentação oficial aconteça no Salão de Pequim, que será celebrado no próximo mês de abril.