ÍNDIA PRETENDE QUE TODOS OS SEUS AUTOMÓVEIS SEJAM ELÉTRICOS EM 2030
O governo indiano está buscando formas inovadoras que permitam a população adquirir veículos elétricos sem a necessidade de nenhum tipo de subsídio, com o objetivo de conseguir que em 2030 todos os veículos vendidos no país sejam elétricos.
O projeto ainda está em desenvolvimento e uma das propostas indica que os consumidores poderão comprar veículos elétricos a prazo e sem um pagamento inicial, que será financiado com a economia de combustível derivado do petróleo.
Trata-se de una proposta similar à já utilizada com o programa de iluminação doméstica eficiente, que entregou iluminação LED aos proprietários de residências a uma fração do seu preço de mercado, já que as empresas energéticas entregam as lâmpadas a prazo, acrescidas cada mês à fatura de eletricidade dos proprietários.
Assim como ocorre em outros países onde há grandes concentrações de habitantes, existem muitos carros e na Índia. Com mais de 1.24 bilhões de habitantes, as emissões dos veículos com motor a combustão produzem inúmeros problemas ambientais. De acordo com as autoridades, isso está se transformando em um obstáculo para conseguir melhorar a qualidade do ar, especialmente nas grandes cidades como New Delhi, a cidade com a maior poluição ambiental do mundo.
Embora os planos do governo indiano em relação à mobilidade elétrica sejam muito ambiciosos, por enquanto o interesse por parte dos consumidores é muito baixo, provavelmente devido à falta de infraestrutura básica para abastecer os veículos elétricos.
O governo planeja criar uma demanda potencial entre 5 e 7 milhões de veículos elétricos, que incluirão não só automóveis, mas também ônibus, veículos comerciais leves e motocicletas. A iniciativa contempla, no entanto, entregar subsídios para promover a demanda e criar uma infraestrutura sustentável para a indústria automotriz elétrica, que permitirá ao país economizar milhões em custos de combustível.