INFINITI PARALISA O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS BASEADOS EM PLATAFORMAS MERCEDES-BENZ

O acordo de colaboração tecnológica mantido pelo Grupo Daimler e a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi sofreu um importante revés nos últimos meses, pois a Nissan paralisou todos os projetos de novos modelos compactos da Infiniti baseados na plataforma MFA2 da Mercedes-Benz. Os projetos afetados são os sucessores dos atuais Infiniti Q30 e QX30 e o novo sedan compacto, que teoricamente deverá chamar-se Q40, um sedan de tamanho similar ao novo Mercedes-Benz A Class Sedan.
O motivo alegado na informação da Reuters é o preço, pois segundo afirmam suas fontes, os custos da tecnologia da Mercedes-Benz dificultam muito atingir os objetivos de rentabilidade da Infiniti.
A primeira consequência direta de paralisar o desenvolvimento desses modelos com base MFA2 será a necessidade de reorientar todo o projeto com novas plataformas próprias, extraídas da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. O que não só significam novos custos, como provavelmente em atrasos sobre os calendários previstos. Porém o mais grave será o impacto financeiro negativo de modificar estes planos, pois a Nissan já pagou parte do desenvolvimento da plataforma alemã, uma plataforma que não será utilizada.
Mas não é só o gasto derivado do desenvolvimento dessa plataforma, mas também a nova planta de Aguascalientes, no México, construída por ambas as corporações e destinada a produzir modelos de ambas as marcas (Infiniti e Mercedes-Benz) para o mercado americano, que foi idealizada desde o princípio para produzir modelos baseados na plataforma MFA2. A Reuters afirma que a rentabilidade destas instalações será reduzida em cerca de 1 bilhão de dólares.
Nessa planta seria fabricado o ainda inédito Infiniti Q40, um sedan compacto baseado também na plataforma MFA2 que estreou recentemente na nova geração do Mercedes-Benz A Class e a versão sedan deste, já apresentada em seu formato de chassi longo, especificações que serão exclusivas do mercado chinês. Ainda não foi apresentada a versão sedan de especificações europeias.
Por enquanto, a informação da Reuters só afirma que os modelos afetados, os Q30, QX30 e o teórico Q40, serão desenvolvidos sobre plataformas próprias, embora não fossem revelados detalhes técnicos à respeito.