INFINITI Q60: O PRIMEIRO CARRO AMERICANO A CHEGAR EM CUBA DEPOIS DE 58 ANOS
Cuba tem sido por inúmeros motivos objeto de admiração por muitos seguidores do mundo automobilístico, já que a ilha foi definida nos últimos anos como ‘um museu vivo’ da história do setor, uma vez que pelas ruas de Havana e de outras cidades, circulam autênticas relíquias sobre rodas que parecem ter saído da concessionária. Depois da quebra de gelo nas relações entre Estados Unidos e Cuba, o setor automobilístico, assim como muitos outros, viu na ilha boas possibilidades de negócio.
Prova disso é que depois do lançamento mundial do Audi Q2, a marca de Ingolstadt levou a Cuba uma unidade do seu recém-estreado SUV para mostrar ao mundo o contraste entre os carros que circulam pelas ruas da ilha e um veículo moderno de novo desenvolvimento (veja aqui).
Agora, foi Alfonso Albaisa, Diretor Executivo de Design da Infiniti, que também deu um passo além e levou a Cuba o primeiro carro ‘americano’ em 58 anos. Foi necessário passar mais de meio século de história para que um carro dos Estados Unidos desembarcasse em Cuba. E embora não se trate de um modelo acessível, já que se trata de um Infiniti Q60, é um passo a mais para que a marca Premium da Nissan tome posição na abertura do mercado cubano.
Albaisa declarou que nunca havia estado no país que um dia seus pais e outros de seus familiares chamaram de lar. Para ele, o objetivo dessa iniciativa de levar à ilha uma unidade do Infiniti Q60 foi de poder percorrê-la no comando do esportivo enquanto buscava e afundava em suas raízes familiares durante uma viagem de quatro dias. No entanto, é claro que existe um fundo comercial atrás de tudo isso.
No final do tour, o Q60 conduzido por Alfonso Albaisa será mostrado em uma galeria de arte privada com a participação de mais de 150 designers, arquitetos e artistas cubanos, além de um pequeno grupo de estudantes que mostraram seu interesse pelo mundo automobilístico.
O Infiniti Q60 que se encontra em Cuba é equipado com um motor V6 de 3.0 litros turbo que desenvolve uma potência de 400 cv e 475 Nm de torque máximo, acoplado a uma transmissão automática de sete velocidades e um sistema de tração traseira. Graças a essa mecânica, acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos.