INFINITI QX60 MONOGRAPH CONCEPT: UM EXERCÍCIO DE DESIGN

Um dos modelos mais representativos da Infiniti é o QX60, um SUV que já está no mercado há quase uma década, mas continua sendo um dos pilares centrais da marca japonesa. Seu sucesso deverá continuar com o modelo da próxima geração que acaba de ser antecipado com a apresentação de um protótipo muito chamativo que atende pelo nome de Infiniti QX60 Monograph Concept.
A marca Premium da Nissan não revelou muitos detalhes, de modo que nos concentraremos em descrever o design do veículo. Começando pela parte dianteira, surge uma frente que exibe faróis estilizados, um alongado capô e uma grade de grandes dimensões com o logotipo da Infiniti iluminado. O para-choque conta com entradas de ar verticais e placas de proteção brilhantes, assim como um revestimento preto na parte inferior.
Passando para a lateral, descobrimos uma carroceria com linhas fluidas que não pretendem afetar negativamente a aerodinâmica e a melhor prova disso temos com a maçanetas das portas retráteis. O teto preto cria um forte contraste com o tom da carroceria, enquanto que os pilares e os vidros dianteiros, laterais e traseiros escurecidos se conectam perfeitamente, dando uma sensação de amplitude ao habitáculo. As delgadas barras do teto, por sua parte, dão um prático contraponto às elegantes e esportivas proporções do veículo.
Com relação à parte traseira, o Monograph tem uma tampa curvilínea acompanhada de um vidro angular, um para-choque com detalhes em preto brilhante e componentes cromados que simulam quatro saídas de escape, assim como luzes escurecidas de largura total, separadas por uma pequena seção preta. Quando as lanternas estão apagadas, a Infiniti diz que parecem “envolver a parte traseira do veículo e as laterais traseiras em uma forma contínua”. Também não podemos ignorar o spoiler em preto brilhante.
De acordo com o vice-presidente sênior de Design Global da Nissan Motor Corporation, Alfonso Albaisa: “Ao elaborar o Monograph, queríamos mudar a tonalidade do QX60 e transformar o modelo a partir de um ponto de vista escultural e arquitetônico. Elevamos o centro de gravidade visual, dando-lhe uma linha reta e forte que se estende até o capô, com uma grade mais alta e proeminente, além de um habitáculo de aspecto mais longo entregando uma sensação de musculatura e uma presença imponente”.
A empresa não divulgou imagens do interior nem especificações técnicas, mas confirmou que o SUV continuará sendo um crossover de três filas de bancos. A versão de produção da nova geração do QX60 será lançada em 2021.