IONIQ 3 SERÁ O CARRO ELÉTRICO DE ACESSO DA NOVA SUBMARCA DA HYUNDAI

Há aproximadamente duas semanas surgia uma das notícias mais importantes deste ano. A Hyundai anunciava a criação da submarca IONIQ. Um selo comercial que englobará os veículos elétricos da nova geração do fabricante coreano. Um nome que até a data vinha sendo associado a um dos modelos mais interessantes que podemos encontrar na linha do fabricante, o Hyundai IONIQ.
O primeiro modelo da submarca IONIQ verá a luz em 2021. Trata-se do IONIQ 5. Um interessante compacto ‘crossoverizado’ para situar-se como uma alternativa a modelos do porte do Nissan LEAF. Mas não é o único. A verdade é que foram confirmados de maneira oficial três lançamentos. Ao mencionado modelo devemos somar o IONIQ 6, a versão de produção do Hyundai Prophecy cuja chegada está prevista para 2022 e o IONIQ 7, um crossover de grandes dimensões.
Todos estes carros elétricos são descritos como de nova geração, já que todos eles estarão sustentados por uma nova plataforma dedicada. A nível técnico terão grandes distâncias com relação aos atuais Hyundai IONIQ Elétrico e Kona Elétrico. Embora estes dois modelos tenham sido (e continuam sendo) autênticos bestsellers, o fabricante coreano quer ir um passo além e converter-se na grande referência da mobilidade elétrica entre as marcas generalistas.
Agora, graças a uma relevante informação que chegou de Singapura, podemos esclarecer um pouco mais quais são os planos da Hyundai para a submarca IONIQ e, o que é da mesma maneira importante, há um quarto modelo na agenda. Trata-se do IONIQ 3, e será destinado a desempenhar um papel protagonista na oferta pelo fato de que será o veículo elétrico de preço mais acessível.
A informação disponível sobre o IONIQ 3 é muito escassa, embora esta fonte assegure que se trata de um crossover. E mais, a IONIQ teria reservado os números ímpares para utilizá-los em crossovers enquanto que os números pares serão destinados a sedans e veículos de estilo mais tradicional.
Estes informes também revelaram uma informação igualmente relevante. É a intenção da Hyundai de construir um centro de produção de veículos em Jurong (Singapura). Serão instalações dedicadas exclusivamente à fabricação de carros elétricos. Esta localização é fundamental para o novo enfoque que a Hyundai quer dar à sua posição na região ASEAN, o Sudeste Asiático.
Contar com uma fábrica em Singapura permitirá à Hyundai reforçar sua posição nesta região no que diz respeito a veículos elétricos. Pelo visto, funcionários da marca já se reuniram com representantes do Ministério da Indústria e Comércio de Singapura. Uma reunião onde foram tratados de diversos temas. Além da ideia de instalar uma ‘fábrica inteligente’, estiveram debatendo sobre a condução autônoma.
Esta fábrica terá uma capacidade de produção anual de 30.000 veículos elétricos. Dos quais, entre 5.000 e 6.000 exemplares terão como destino o mercado regional.