ITALDESIGN: 55 ANOS DE HISTÓRIA NO DESIGN DE AUTOMÓVEIS
A época dourada dos encarroçadores, especialmente na Itália, teve muitos protagonistas, mas poucos deles conseguiram superar as grandes mudanças da indústria e as transformações do mundo automobilístico sem serem engolidos e depois esquecidos pelos grandes grupos automobilísticos.
Entre as empresas que seguem ativas e na vanguarda do mundo da mobilidade atual encontra-se a Italdesign que, 55 anos depois de sua fundação, embora agora vinculada ao Grupo Volkswagen e já sem contar com a direção e a assinatura autorizada do seu fundador, Giorgetto Giugiaro, manteve sua filosofia permanecendo sólida, autônoma e projetada para o futuro. E o segredo disso se esconde em seu passado.
A característica básica que sempre diferenciou o trabalho da Italdesign dos outros grandes nomes do design é o seu enfoque: a empresa foi fundada em 1968 como Società Italiana Realizzazione Prototipi por Giorgetto Giugiaro, de 30 anos, que na época tinha certa reputação entre os estilistas de automóveis graças aos seus anos na Bertone, e Aldo Mantovani, e se instaurou imediatamente como um fornecedor de serviços mais que como um fabricante.
Esta abordagem, agora mais moderna do que nunca, fez com que com a passagem dos anos a empresa conseguisse superar momentos críticos que puseram em sérias dificuldades inclusive os grandes nomes no mundo dos encarroçadores, que pouco a pouco encontravam cada vez menos pedidos para suas fábricas, superados pela produção flexível dos grandes fabricantes.
Voltando aos primeiros anos da S.I.R.P., que logo passaria a se chamar Italdesign, converteu-se em um importante assessor de vários fabricantes. E no ano de sua fundação participou no importante projeto Alfasud da Alfa Romeo, depois trabalhou com a Volkswagen em uma nova era de estilo, desenvolvendo os projetos dos modelos Passat, Golf e Polo, destinados a se tornarem as pedras angulares de sua linha.
Às grandes marcas italianas e europeias logo lhes seguiram os fabricantes emergentes da Ásia. Primeiro os japonesas, como Toyota e Mitsubishi, e depois a coreana Hyundai, para quem Giugiario projetou o seu primeiro modelo, o batizado como Hyundai Pony.
O trabalho do centro de design, com sede em Moncalieri, na periferia sul de Turin, incluiu sempre serviços avançados de desenho industrial, o que levou a Italdesign estar entre os primeiros a dotar-se de modernas ferramentas de modelização informática e simulação tridimensional.
No início da década de 80, com a popularidade disparada graças a projetos muito bem-sucedidos como o Fiat Panda e o Fiat Uno, além de três gerações do Punto, a Italdesign foi também a primeira a criar novas divisões que operavam em áreas distantes do setor automobilístico, como a Giugiaro Design, ativa no campo do design industrial e de transporte dirigida pelo filho de Giorgetto, Fabrizio. Muito mais tarde, em 2003, nasceu a Giugiaro Architettura, que abrange desde obras urbanas até iates.
Incorporação pela Volkswagen e visão de futuro
Ainda que esta cuidadosa visão do mundo garantisse à empresa a manutenção de uma posição destacada no panorama automobilístico e a tenha protegido da crise enfrentada pelos estúdios de design, que teve a Bertone entre suas vítimas, no início da década de 2000 Giugiaro tomou a decisão de transformar a colaboração com a Volkswagen em um desinvestimento gradual.
A transição ocorreu entre 2010 e 2015, quando a família Giugiaro vendeu definitivamente todas as ações da empresa, que passou a estar sob o controle da Lamborghini, que por sua vez é controlada pela Audi, portanto, pelo Grupo Volkswagen.
Em 2018, por ocasião do seu 50º aniversário, a Italdesign lançou o plano estratégico NEXT 50, com o qual ampliava sua visão do automóvel para a mobilidade em um sentido mais amplo, com a intenção de tornar-se uma incubadora de ideias mais que de produtos. No final de 2022, a empresa abriu um escritório em Shanghai, reforçando sua presença na realidade industrial de rápido crescimento da China, ao mesmo tempo que olhava também para os Estados Unidos.
O passo seguinte da empresa é a entrada no mundo da mobilidade sustentável com projetos como o Climb-E, apresentado no CES de Las Vegas deste ano de 2023, que é um curioso meio de transporte pensado para as cidades do futuro.