ITALDESIGN E WILLIAMS DESENVOLVEM A NOVA PLATAFORMA DE CARROS ELÉTRICOS EVX
A divisão especial de engenharia da Williams e o prestigioso estúdio de design italiano Italdesign apresentaram a nova plataforma para carros elétricos de alto desempenho. A arquitetura EVX, como se conhece, é uma nova estrutura com forma de monocasco que permite conceber diferentes tipos de modelos e projetos focados no mais alto desempenho e elevado rendimento.
Uma base mecânica que será colocada à disposição dos fabricantes mundiais, que poderão conceber sedans, crossovers, conversíveis e esportivos de grande porte, autênticos representantes do conceito GT. A experiência dos técnicos da Williams Advanced Engineering na Fórmula 1 deixa-se notar na utilização de materiais reciclados e alumínio para a fabricação da plataforma, o que contribui para reforçar as peças chaves, e ao mesmo tempo baixar o peso proporcionando uma grande agilidade, informa a Williams.
A nova plataforma também foi adaptada especialmente aos critérios técnicos da máxima flexibilidade de acordo com o projeto e, portanto, no que diz respeito à rigidez torsional, distribuição de pesos e aos mais avançados sistemas e tecnologias de controle e de ajudas à condução. Na verdade, uma de suas características padrão é que os sub-chassis dianteiro e traseiro se unem a uma estrutura central, uma caixa de carbono onde se aloja a bateria.
A nova plataforma foi projetada para modelos grandes, com uma distância entre-eixos mínima de 2.900 mm e máxima de 3.100 mm, com tração traseira ou nas quatro rodas. Entre os eixos acomoda-se uma bateria que dispõe de capacidades entre 104 e 120 kWh, com a possibilidade de chegar até 160 kWh se for necessário. Os integrantes do projeto não mencionaram se são capacidades brutas ou líquidas, embora falem de uma autonomia máxima de 1.000 km.
A plataforma também permite a montagem de dois a quatro motores elétricos, somando uma potência máxima total de até 1.000 kW. Uma cifra enorme, à altura de verdadeiros hiperesportivos que alcançam números de potência de até 1.360 cv, como o Bugatti Chiron ou o novo Mercedes-AMG ONE.