ITALDESIGN QUINTESSENZA CONCEPT: FUNDINDO O CONCEITO DE UM GT COM A VERSATILIDADE DE UMA PICK-UP

A filosofia de design do Quintessenza da Italdesign está enraizada em uma abordagem centrada no ser humano. O projeto Italdesign Quintessenza gira em torno dos humanos como figuras centrais, servindo tanto como criadores quanto como usuários. Como criadores, os humanos são responsáveis pelo design, desenvolvimento e construção do show car. Como usuários, eles utilizam a Quintessenza para se conectarem com os diversos elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. Nesta jornada conceitual, mas muito tangível, os humanos emergem como estrelas do seu próprio mundo e determinam como interagir com ele.
Baseando-se em mais de cinco décadas de herança da Italdesign, a abordagem de design do Quintessenza foi inspirada nos conceitos de flexibilidade, liberdade, esportividade e dualidade de conceito e arquitetura.
O design é criado por humanos para humanos. O veículo incorpora um design italiano que serve como uma forma de expressão universal e ilimitada, um design que combina perfeitamente tecnologia e interação homem-máquina e incorpora elementos da natureza no projeto, ao mesmo tempo que conecta os ocupantes do carro com o mundo exterior.
O Quintessenza atende os desejos e necessidades de jovens de espírito livre que procuram um veículo para viagens urbanas com as suas famílias, mas que também gostam de fugir para aprofundar a sua ligação com o mundo natural e os seus elementos. Posicionado para servir um mercado global, este veículo multifuncional enquadra-se na categoria de pick-up de desempenho e veículo de atividade esportiva.
O Quintessenza também evidencia a nova filosofia de design da Italdesign, baseada numa interpretação moderna dos conceitos que inspiram a empresa há mais de 55 anos. A Italdesign tem abraçado consistentemente os princípios de ‘bonito e funcional’, uma abordagem centrada no ser humano, combinando o estilo italiano com apelo universal e capacidades diárias do condutor. Esses conceitos são magistralmente trazidos à vida pela Italdesign no Quintessenza através de lentes modernas e ilimitadas.
Exterior
O Itaaldesign Quintessenza tem duas almas. Ele incorpora tanto a capacidade dinâmica de um GT quanto a adaptabilidade versátil de uma pick-up, estabelecendo as bases para um conceito arquitetônico potencialmente inovador que ainda não foi testemunhado na indústria automobilística global.
O desafio era reimaginar as proporções e os traços de estilo da arquitetura bem estabelecida do mundo automobilístico e integrá-los perfeitamente num estilo que fosse fluido e dinâmico, mas também realista e funcional.
O design exterior estabelece uma separação conceitual distinta, porém equilibrada, entre a frente e a traseira do Quintessenza, capitalizando o grande tamanho do veículo e as proporções adequadas. Isto enfatiza a sua dupla natureza como carro esportivo com capacidades todo-terreno e de carga.
A frente adota a abordagem esportiva de um supercarro GT italiano, ao mesmo tempo que oferece assentos amplos para 4 passageiros. Suas linhas são musculosas, mas ao mesmo tempo firmes e fluidas. O design traseiro expressa funcionalidade e usabilidade, características comumente encontradas em pick-ups e veículos off-road.
Nesta arquitetura de veículo duplo, as duas abordagens de design fundem-se perfeitamente, evidentes nas proporções, nas saliências generosas (especialmente na traseira) e nas linhas e volumes inequívocos, que são esportivos, mas definitivamente práticos.
O nariz do carro exibe um caráter agressivo e significativamente esportivo. O design claramente musculoso continua nos para-lamas e no para-choque dianteiro, que integra sistemas aerodinâmicos ativos. Na verdade, um grande divisor apoiado em haste dupla com função aerodinâmica ativa se estende da parte inferior do para-choque. O divisor permanece em uma posição neutra elevada durante a condução off-road ou em baixa velocidade e desce progressivamente durante a condução esportiva em alta velocidade para maximizar a força descendente e, simultaneamente, aumentar o fluxo de ar para ajudar no resfriamento.
Em uma cor contrastante e elaborados de elementos laminados compósitos de fibra natural, os dois para-lamas dianteiros exalam uma força e presença muscular que raramente é vista nos modelos GT tradicionais, apesar da inclusão de características aerodinâmicas típicas de designs inspirados nas corridas esportivas. A visão de três quartos revela perfis de para-lama superiores sulcados que terminam nos intermitentes de direção e otimizam a aerodinâmica lateral.
O grande capô contém todo o sistema de controle de fluxo aerodinâmico (para fluxos vindos da frente), o sistema de ventilação da cabine e um espaçoso compartimento de bagagem em linha com os padrões de arquitetura EV.
Uma característica definidora da frente do veículo é o grupo óptico em barra que incorpora a disposição horizontal e vertical dos faróis e a função DRL.
Luzes verticais de boas-vindas também podem ser vistas na tampa do porta-malas dianteiro. Juntos, aludem aos quatro elementos naturais, com o logotipo da Italdesign iluminado no centro como quinto elemento visual. Contornados pela tampa do porta-malas dianteiro, os dois conjuntos de faróis dianteiros apresentam design de barra horizontal, fortemente inspirado nas 13 linhas verticais do logotipo da Italdesign, e incluem função DRL além de servirem como piscas. Os para-lamas também abrigam os faróis dianteiros baixos e altos, compostos por duas lâmpadas dispostas verticalmente.
A forte musculatura da parte superior das laterais da tampa do porta-malas dianteiro, marca registrada dos modelos GT, e os proeminentes para-lamas dianteiros com balanço, criam uma conexão com a traseira do carro, que deixa para trás a atitude esportiva em favor da praticidade flexível.
Com uma distância entre os eixos de 3.240 mm, as laterais generosas oferecem grandes portas de tesoura elétricas. As portas são articuladas no pilar A e percorrem todo o comprimento das laterais até o pilar C.
Uma soleira marcante define a parte inferior da lateral e conecta perfeitamente os para-lamas dianteiro e traseiro, que enquadram rodas de 24 polegadas com rodas especialmente projetadas para o Quintessenza e pneus todo-terreno.
Na parte superior, uma grande superfície envidraçada feita de vidro sensível à luz acrescenta uma estética distinta ao Quintessenza. Estende-se do para-brisa até a capota rígida traseira e cria a impressão de estar imerso na paisagem, também graças à posição recuada do pilar dianteiro.
Os pilares C conferem à traseira do carro uma forte conotação esportiva e aerodinâmica, contrariando o design convencional da carroceria quadrada das pick-ups clássicas. A vista de cima destaca este design feroz, revelando a forma única e o tamanho generoso da capota rígida retrátil.
O tema dos quatro elementos encontrados na frente (com o quinto elemento - o logotipo da Italdesign - no centro) também é referenciado na traseira do veículo. Na verdade, uma grande barra de luzes se estende por toda a largura da traseira do carro, inspirada nas barras verticais do logotipo da Italdesign. A parte do texto do logotipo está colocada no meio. Os piscas estão nas duas extremidades da barra de luzes. Os dois elementos verticais das luzes de ré e de freio traseiras de boas-vindas podem ser vistos no centro da tampa do porta-malas traseiro e na parte inferior do para-choque. As luzes de freio ficam na parte traseira dos dois para-lamas e dispostas como os faróis baixos e altos, com duas lâmpadas verticais de cada lado para a função de freio e luz de neblina traseira.
A grande capota rígida parcialmente envidraçada é instalada ao nível dos pilares C. Cobre o porta-malas traseiro, segue os contornos dos arcos das rodas traseiras e termina na grande tampa traseira, conferindo ao carro um estilo bastante esportivo. Semelhante às soluções dos carros esportivos Targa, a capota rígida é totalmente removível em uma única peça e pode ser substituída por uma capota flexível, se necessário.
A traseira do carro possui uma grande tampa elétrica articulada na base do para-choque, proporcionando fácil acesso à caçamba de carga e aos dois bancos traseiros, que podem ser girados 180 graus para proporcionar uma visão panorâmica voltada para trás para uma visão premium, experiência de ‘observação das estrelas’ e sensação de conexão com a natureza e o mundo exterior.
Duas aletas aerodinâmicas que integram os sistemas ADAS estão presentes na parte superior traseira do teto, ao nível dos pilares C. Elas mapeiam o ambiente circundante quando o sinal do satélite é fraco e oferecem luzes multifuncionais que indicam o modo de condução do carro e a frenagem quando a capota rígida é removida.
Interior
O interior é definido por linhas simples e superfícies limpas. Semelhante ao exterior, o design é impulsionado por uma abordagem centrada no ser humano, usabilidade, eficiência maximizada e o conceito ‘nunca perdido’, para que você tenha sempre uma indicação clara de onde está indo em qualquer circunstância de direção.
Dentro do veículo, o painel central flutuante se estende através dos painéis das portas até a parte traseira da cabine e é definido por três painéis horizontais que circundam o habitáculo.
O painel principal, que segue ao longo da linha interna da cintura, é feito de tecido à base de mármore e integra controles de ar-condicionado e HMI. Para acentuar o design elegante das superfícies, estes controles ficam escondidos sob o tecido e tornam-se visíveis somente quando em uso através de um sistema de projeção.
No painel superior, há uma ‘ponte’ flutuante suspensa logo abaixo do para-brisa que fornece informações de apoio como bússola, funções dinâmicas e avisos. O painel inferior integra um sistema de projeção - também este discretamente escondido sob o tecido - para exibição dos mapas de navegação. A parte inferior do painel horizontal abriga os controles de abertura das portas. As saídas de ar-condicionado estão alojadas no painel inferior e também fornecem aroma ambiente para criar uma experiência multissensorial de 360 graus.
O estilo dos materiais e as cores foram escolhidos para combinar perfeitamente com o estilo dos painéis das portas e dos painéis da cabine traseira.
Com uma configuração claramente esportiva, o volante incorpora os principais controles do carro, incluindo IA, seletor, modo, informações do veículo e muito mais.
O sistema de interface do veículo encontra-se na parte superior da coluna de direção. Vários modelos de smartphones podem ser colocados horizontalmente neste espaço, servindo como interface do motorista e exibindo informações padrão do painel, como modo de direção, velocidade, piscas, nível de bateria, data e hora, entre outros indicadores sobre como o carro está operando.
O condutor pode personalizar essas informações através das configurações do smartphone. Dependendo do smartphone que for instalado no Quintessenza, as opções de personalização são praticamente infinitas.
Quase todos os recursos integrados podem ser personalizados pelos usuários através de seus smartphones. O Quintessenza é atualizado com as preferências específicas de condução e uso do motorista assim que o smartphone é conectado ao carro.
O aplicativo para smartphone criado pela Italdesign é exclusivo do Quintessenza e inclui todos os controles do veículo, bem como a opção de personalizar a experiência de direção, alterar a iluminação interna, escolher sua faixa de áudio e aroma preferidos e comunicar-se com uma loja Quintessenza para comprar acessórios feitos especialmente para o carro.
Um amplo e dinâmico console ocupa a parte central da cabine, unindo os quatro bancos. A inovadora tecnologia háptica incorporada no estofamento integra vários controles do veículo na área frontal do console. Estes consistem no controle de volume do sistema de infotainment, bem como em alguns outros controles internos do carro, como os que controlam a experiência sensorial e as diversas configurações de iluminação interna. Um grande organizador convencional e um compartimento refrigerado com espaço suficiente para uma garrafa de vinho e duas taças estão localizados na parte traseira do console.
O console elétrico desliza ao longo do comprimento do veículo para ser facilmente acessível pelos quatro bancos, quer estes estejam na posição de condução padrão ou os dois bancos traseiros virados para visão traseira.
Os dois bancos traseiros são uma das principais características do conceito do Quintessenza. Graças ao seu design esportivo simétrico no eixo longitudinal, podem ser rebatidos de forma elétrica e independente em direção à parte traseira do veículo para permitir aos passageiros desfrutar plenamente do ambiente natural durante uma parada em uma viagem na natureza. Com a capota rígida removida e os bancos traseiros virados, os viajantes podem criar uma experiência de observação de estrelas ou acampamento ao ar livre enquanto desfrutam de uma taça de vinho espumante Alta Langa.
As duas extremidades dos bancos adaptam-se dinamicamente aos modos de conforto, reclinando até à posição chaise-longe para observar as estrelas com total conforto. A presença da luz da cachoeira potencializa a experiência.
Quando os dois bancos traseiros estão voltados para a traseira do veículo, o console central desliza automaticamente para trás para dar acesso ao organizador e ao mini-bar.
UX-UI
Inspirando-se no conceito ‘nunca perdido’, o conceito UX-UI do Quintessenza permite uma integração perfeita dos seus ocupantes com o ambiente externo. Isto significa que o condutor tem controle sobre o funcionamento do veículo em todos os momentos, incluindo - e isto é crucial - o sistema de navegação. Um conceito que envolve essencialmente os passageiros com uma projeção contínua que começa no painel central e se estende até aos painéis laterais e ao compartimento traseiro, mantendo-os informados sobre a localização do veículo e o seu destino.
Graças às pré-definições do smartphone e ao sistema de localização do próprio veículo, a localização precisa dos POIs, os gráficos estilizados do ambiente e as informações de navegação podem ser exibidos pelo veículo através de uma variedade de sistemas de projeção internos colocados sob o estofamento.
Sempre alinhada ao conceito ‘nunca perdido’, uma bússola dinâmica fica constantemente visível dentro do habitáculo com o ponto de chegada, alternando entre as telas dependendo da direção do veículo para permitir que os passageiros rastreiem o destino final.