JAGUAR DESCARTA A VERSÃO XE SPORTBRAKE

Quando o Jaguar XE chegou ao mercado em 2015, teve início a especulação com as diferentes versões que o novo sedan britânico poderia receber. Uma das mais comentadas era a possibilidade de surgir uma opção de caráter familiar e prático, uma perua que levaria o nome de ‘Sportbrake’. No entanto, e apesar da Jaguar seguir apostando nesse tipo de veículo, não veremos a chegada de um Jaguar XE Sportbrake, essa possibilidade foi descartada.
Ian Callum, Diretor de Design da Jaguar, foi quem deixou claro que não existe a intenção de lançar um XE Sportbrake. O motivo, esclarecido por Callum, é que se trata de um nicho de mercado muito complicado por ser um ‘modelo de negócio difícil’. Fatores como o preço que teria essa versão e o volume de vendas que movem esse tipo de veículo tornam impossível sua comercialização.
Estas foram as declarações de Callum a respeito do assunto: “O mercado dos modelos Sportbrake é bastante estático. Do ponto de vista comercial, um XE Sportbrake não é um carro fácil de fazer acontecer. Seu preço seria um dos principais obstáculos que não poderíamos superar, já que isso o tornaria um modelo excessivamente caro para sua categoria”.
No entanto, como dissemos no início, o fato da Jaguar descartar o desenvolvimento de um XE Sportbrake, não significa que a marca não seguirá apostando nos modelos familiares. E prova disso é o lançamento do novo Jaguar XF Sportbrake. Apresentado durante o último mês de junho, já se encontra à venda nos concessionários europeus por um preço de partida por volta dos 45.000 euros, dependendo do mercado.
Fazendo referência ao BMW Série 3 Touring e ao Audi A4 Avant, Callum disse que se trata de um mercado muito elitista, aonde as vendas e a demanda atual não tornam viável a entrada nessa briga com um produto totalmente novo.
Por outro lado, e embora Ian Callum não faça referência a isso, existe o fato da mudança de estratégia da Jaguar. O fabricante britânico segue apostando nos SUVs (teremos o lançamento do novo Jaguar E-Pace) e na mobilidade sustentável, com a iminente chegada do Jaguar I-Pace, além da futura eletrificação de sua linha.