JAGUAR E-PACE SEGUE EM TESTES DE DESENVOLVIMENTO NA EUROPA
Apesar do Jaguar F-Pace ter sido revelado há pouco tempo, a marca britânica pretende aproveitar ao máximo o crescimento exponencial de um dos segmentos de mercado mais populares a nível mundial, e já está preparando o lançamento de um novo modelo para o mesmo segmento, mas com dimensões mais compactas.
O novo SUV provavelmente adotará a denominação E-Pace, e já se encontra em testes dinâmicos na Europa, inclusive nas terras geladas do norte da Europa, ainda que debaixo da roupagem de um Range Rover Evoque modificado - artifício que a Jaguar já havia utilizado nos testes iniciais do F-Pace.
Em relação ao SUV da Land Rover, nota-se que nesse protótipo a distância entre-eixos é maior e as bitolas mais largas, indicando que já foram instalados alguns componentes mecânicos do modelo definitivo, como o motor e o sistema de refrigeração, podendo assim ser testados sem que isso implicasse em revelar qualquer característica de design do novo modelo. Mas por enquanto não é possível perceber se o E-Pace terá por base a plataforma modular em alumínio do novo XE ou a plataforma mais antiga do Evoque, o que limitaria a sua linha de motores a unidades de quatro cilindros.
É quase certo que a primeira opção será a escolhida, já que é grande a probabilidade do E-Pace contar com uma versão que seria a primeira proposta com um sistema de propulsão exclusivamente elétrico da Jaguar, o que antecipa que a sua produção poderá ficar a cargo da austríaca Magna-Steyr, em Graz.
Mas tudo isso só será confirmado mais adiante, já que o novo Jaguar E-Pace não será revelado antes do segundo semestre de 2017, provavelmente no Salão de Frankfurt, com o lançamento comercial somente para o início de 2018.