JAGUAR F-PACE 2021: O SUV BRITÂNICO EVOLUI AGORA COM UMA VERSÃO HÍBRIDA PLUG-IN

O Jaguar F-Pace significou a entrada da marca britânica no concorrido mundo dos SUVs Premium. Um segmento em que aos poucos a empresa foi introduzindo-se cada vez mais com o E-Pace e o elétrico I-Pace. Agora, quando se aproxima o meio do ciclo de vida do crossover de maior tamanho da família, ele se renova com importantes novidades tanto a nível estético como mecânico, sem esquecer da parte tecnológica reforçada.
O Jaguar F-Pace chega com uma frente ligeiramente redesenhada, com um para-choque, capô, entradas de ar e grade revisados, assim como faróis mais modernos que optam pela tecnologia LED. Na parte traseira também ocorre algo parecido já que as principais mudanças se concentram na tampa, para-choque e lanternas com uma inovadora assinatura luminosa.
O interior do F-Pace 2021 foi totalmente atualizado com uma nova tela táctil HD de vidro curvo de 11.4 polegadas com uma carcaça de liga de magnésio e o último sistema de infotainment Pivi Pro da marca. Este equipamento é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além de permitir a conexão de dois telefones simultaneamente através de Bluetooth. Também se destaca um quadro de instrumentos digital interativo de 12.3 polegadas que inclui gráficos melhorados e um desenho configurável.
Por outro lado, no habitáculo aparecem novos materiais suaves ao tato, um console central redesenhado, uma empunhadura do câmbio que diz adeus ao comando giratório em favor de um mais convencional, assim como bancos com funções de aquecimento e refrigeração, sem esquecer de um novo sistema de iluminação ambiental. O Jaguar F-Pace também oferece um plus de conforto ao introduzir um sistema de cancelamento ativo do ruído da rodagem e do próprio motor.
Na parte mecânica o fabricante britânico introduziu a tecnologia de hibridação leve em sua linha de propulsores turbo alimentados diesel e gasolina de 4 e 6 cilindros em linha. Com exceção do bloco de 2.0 litros e 250 cv, todas as opções oferecidas dispõem de uma rede elétrica de 48 volts que permite melhorar tanto o desempenho como reduzir os níveis de emissões.
Com relação às alternativas diesel, no escalão mais baixo se situa um motor de 2.0 litros e 4 cilindros que desenvolve 163 cv, seguido por outro de idêntico deslocamento, mas com 204 cv. Acima destas duas opções se encontra um bloco de 6 cilindros e 3.0 litros que oferece 300 cv de potência. Quanto aos motores a gasolina, o único representante é um propulsor de 6 cilindros e 3.0 litros que entrega 400 cv. Todos eles, independentemente do combustível utilizado, surgem acoplados a transmissões automáticas de 8 velocidades e um sistema de tração total.
A grande novidade chega através de uma versão híbrida plug-in denominada P400e, que utiliza um sistema de propulsão composto por um motor a gasolina turbo alimentado de 4 cilindros e 2.0 litros, e um propulsor elétrico de 105 kW. De forma conjunta ambos os motores desenvolvem 404 cv de potência, de forma que o F-Pace é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos.
A energia elétrica é armazenada em uma bateria de íons de lítio de 17.1 kWh de capacidade que contribui para reduzir as emissões de CO2 a 49 g/km e um consumo de combustível de 45 km/l. Quando a bateria está completamente carregada, o P400e é capaz de oferecer uma autonomia em modo elétrico de até 53 quilômetros, enquanto que na hora de recarregar a energia se pode utilizar um carregador de até 32 kW para alcançar 80% da capacidade em 30 minutos. Em uma tomada doméstica de 7 kW o tempo é de 1 hora e 40 minutos.
A Jaguar divulgou os preços do renovado F-Pace para o mercado europeu, que ficam entre 60.000 e 100.000 euros. A versão híbrida plug-in parte dos 70.000 euros.