JAGUAR LAND ROVER EVITA COLISÕES COM MOTOS E BICICLETAS
A Jaguar Land Rover anunciou estar desenvolvendo uma gama de novas tecnologias que utilizam cores, sons e o contato físico para alertar os condutores sobre perigos potenciais e evitar acidentes com veículos de duas rodas.
Conforme o fabricante britânico, os sensores do veículo irão detectar quando outro utilizador da estrada se aproxima e identificarão se é uma bicicleta ou uma moto. Nesse momento, o sistema “Bike Sense” informará o condutor do risco potencial antes dele ver.
Em vez de utilizar um ícone ou um som de aviso genérico, elementos que exigem algum tempo para que o cérebro do condutor os processe, o “Bike Sense” utiliza luzes e sons que o condutor associa instintivamente a um perigo potencial, reduzindo o tempo de resposta do motorista.
De forma a auxiliar o condutor a perceber onde se encontra a bicicleta ou moto em relação ao seu veículo, o sistema de áudio emitirá um som semelhante à campainha de uma bicicleta ou buzina de uma moto através do alto-falante mais próximo do perigo para que o condutor saiba imediatamente a direção por onde se aproxima o ciclista ou motociclista.
Se o veículo de duas rodas se aproxima da traseira, o “Bike Sense” irá detectar se está ultrapassando pela esquerda ou se posicionando ao nível do veículo pelo lado direito, e o sistema poderá “tocar” no ombro correspondente do motorista para o avisar, com o objetivo que olhe instintivamente por cima do ombro para identificar o risco potencial e, deste modo, reduzir a possibilidade de acidente.
À medida que o ciclista ou motociclista se aproxima do veículo, uma matriz de luzes em LED nas molduras das janelas, no painel de instrumentos e no para-brisas será iluminada em cor âmbar e posteriormente em vermelho quando a distância for mínima. A direção e o movimento das luzes no interior do veículo indicarão a direção da bicicleta ou moto.
“Os seres humanos desenvolveram um sexto sentido para o perigo ao longo de milhares de anos. Certas cores como o vermelho e o amarelo desencadeiam uma resposta imediata, da mesma forma que todos reconhecem o som de uma campainha de bicicleta”, afirmou Wolfgang Epple, diretor de Pesquisa e Tecnologia da Jaguar Land Rover, acrescentando: “O ‘Bike Sense' vai um passo à frente das tecnologias atuais de segurança no que respeita a indicações e ícones de perigo nos espelhos retrovisores, otimizando o posicionamento da luz, o som e o tato para melhorar esta intuição. O sistema cria avisos que permitem uma reação inata mais rápida pois provocam respostas instintivas no cérebro. A iluminação do painel de instrumentos em vermelho irá chamar a atenção do condutor e este irá compreender de imediato que outro utilizador da estrada se aproxima desse lado do seu veículo”.
No caso de um grupo de ciclistas, motociclistas ou pedestres se movimentar ao redor do veículo em uma rua urbana movimentada, o sistema irá priorizar de forma inteligente os perigos mais próximos para que não incomodem ou distraiam o condutor com a luz e os avisos sonoros.
Segundo o fabricante, o “Bike Sense” será também capaz de identificar os perigos que o condutor não pode ver. Se um pedestre ou um ciclista estiver atravessando a rua e estiver oculto por um veículo estacionado, os sensores do veículo irão detectar a sua presença e alertar o condutor para o perigo através de avisos visuais e sonoros na direção do perigo.
Se o condutor ignorar os avisos e pisar no acelerador, o sistema fará com que o pedal do acelerador vibre ou permaneça rígido para que o condutor saiba instintivamente que não deve avançar até que o perigo tenha passado.
O “Bike Sense” foi concebido para ajudar também a evitar a abertura das portas do veículo quando estas se encontrem na trajetória de um veículo de duas rodas, alertando todos os passageiros de que se aproxima um ciclista, moto ou veículo através de sons e luzes no interior do veículo. Se, ainda assim, algum passageiro tentar abrir a porta, o puxador da porta será iluminado, vibrará e emitirá um zumbido para o avisar do perigo.
“Graças à sua utilização instintiva, o ‘Bike Sense’ tem o potencial de aumentar a ligação entre os sistemas atuais de segurança e detecção de perigos do veículo, o condutor e os seus passageiros”, complementou Wolfgang Epple, concluindo: “Isto poderá reduzir o risco de acidentes para todos, já que aumenta a velocidade de resposta e assegura a adoção da ação mais correta para evitar um acidente”.
Está tecnologia de futuro está atualmente em desenvolvimento no Advanced Research Centre da Jaguar Land Rover no Reino Unido.