JAGUAR LAND ROVER INAUGURA FÁBRICA NA CHINA
A Jaguar Land Rover anunciou a inauguração das suas primeiras instalações de produção na China, cabendo ao Range Rover Evoque estrear a produção da primeira “joint venture” sino-britânica do setor automobilístico, onde a Jaguar Land Rover e a Chery Automobile Company Ltd irão participar.
A inauguração da fábrica da Chery Jaguar Land Rover Automotive Company marca o final de um período de dois anos destinado à construção da fábrica, com quase 400.000 metros quadrados. As instalações, localizadas na Zona de Desenvolvimento Econômico de Changshu, ao norte de Xangai, integram um plano de investimento numa “joint venture” que chega a 10.900 milhões de yuan.
Ralf Speth, CEO da Jaguar Land Rover, e Yin Tongyao, presidente e CEO da Chery Automobile Company, foram os anfitriões da abertura oficial das instalações, que aconteceu no dia 21 de outubro, tendo sido traçado o objetivo de tornar esta unidade de produção na fábrica de automóveis mais avançada e eficiente da China.
“A abertura destas instalações líderes representa um marco importante para a Jaguar Land Rover. Desde o seu lançamento, um em cada cinco Range Rover Evoque foi vendido na China. A nossa decisão de produzir o Range Rover Evoque em Changshu é o resultado do nosso compromisso de proporcionar uma maior oferta de veículos chineses para os nossos clientes chineses”, afirmou Ralf Speth, na inauguração da fábrica.
Por seu lado, Yin Tongyao destacou: “A Chery Jaguar Land Rover mantém-se fiel ao compromisso de proporcionar excelência máxima na sua tentativa de liderar o setor automobilístico de luxo na China através da sua linhagem britânica histórica e qualidade excepcional”.
Em 2016, está prevista a produção de três modelos da Jaguar Land Rover nas novas instalações, com uma capacidade de produção anual total de 130.000 unidades. Os veículos serão produzidos em instalações de estamparia altamente automatizadas que irão integrar tecnologias vanguardistas de alumínio e aço, uma linha de carrocerias de aço que dispõe de 306 robôs, uma linha de pintura de elevada eficiência energética e a linha de montagem final, extremamente ergonômica para os trabalhadores. Para suportar a introdução de novos produtos da marca Jaguar, já se encontra em construção nas instalações uma nova linha de carrocerias de alumínio que será a primeira em toda China.
“A abertura da fábrica marca o culminar da nossa fase de arranque, da qual estamos muito orgulhosos, e agora vamos continuar avançando com a mesma paixão e orgulho até atingirmos o nosso objetivo de nos transformarmos no fabricante de veículos Premium com capacidade de inspirar o caminho para a excelência da indústria automobilística chinesa”, frisou Chris Bryant, presidente da “joint venture” da Chery com a Jaguar Land Rover.
Juntamente com a abertura do novo centro de produção, foram também realizados investimentos na formação dos mais de 2.000 membros da nova empresa nas áreas de normas de saúde e segurança, sistemas de processos e resolução de problemas, bem como sobre os processos de controle de qualidade da empresa e cultura corporativa.
As instalações localizadas na região de Jiangsu, parte do delta do rio Yangtze, são o eixo central de um investimento em uma “joint venture” que contemplará a criação do “Greater China Research and Development Centre” e a produção de motores. Os primeiros Range Rover Evoque fabricados na China deverão ser comercializados no início de 2015. No Salão do Automóvel de Guangzhou, que se irá se realizar no final do presente ano, serão divulgados detalhes adicionais.
Em uma declaração conjunta, Ralf Speth e Yin Tongyao concluíram: "Vamos potencializar os pontos fortes das nossas duas empresas de forma a que se complementem e estabeleçam novos patamares de excelência na produção, qualidade e sustentabilidade na China. Juntos, podemos avançar para a expansão na China plenos de confiança”.
A Jaguar Land Rover estabeleceu-se pela primeira vez na China há pouco mais de uma década e mantém um compromisso a longo prazo com a indústria e o mercado chinês. Quando se encontrar em pleno funcionameento, a produção desta nova e atual fábrica irá incluir novas versões e modelos especialmente concebidos para o mercado chinês, onde, no último exercício fiscal, a Jaguar Land Rover vendeu mais de 100.000 veículos, resultado que transformou a China no maior mercado individual da empresa.