JAGUAR LAND ROVER INVESTE NO REINO UNIDO
- O investimento de 600 milhões de libras abrange três instalações do maior grupo fabricante de veículos premium do Reino Unido
A Jaguar Land Rover anunciou ter reafirmado o seu compromisso a longo prazo em West Midlands, com a confirmação de um investimento de 600 milhões de libras na região para dar suporte à criação de novos produtos e a fabricação avançada de veículos. O maior investimento individual foi efetuado na fábrica da empresa em Castle Bromwich, onde foram gastos mais de 400 milhões de libras em novas e modernas instalações para suportar o lançamento do novo Jaguar XF.
Sobre o investimento, o CEO da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, afirmou: “A Jaguar Land Rover continua a demonstrar o seu total apoio à indústria automobilística britânica através de investimentos avançados e sustentáveis em pesquisa, tecnologia e inovação”.
“Este investimento, concretizado aqui no coração das nossas operações comerciais no Reino Unido, é um sinal da nossa confiança na região para suportar a criação, a engenharia e a fabricação de produtos britânicos de primeira qualidade e emissões ultra-reduzidas, no presente e no futuro”, acrescentou Speth.
Entre os investimentos mais significativos nas instalações de Castle Bromwich, de apoio ao novo XF, encontra-se uma ultra moderna estamparia de carrocerias de alumínio, avaliada em 320 milhões de libras, que é o passo final da transformação das instalações em um centro de excelência global para a fabricação de veículos leves. Segundo a empresa, trata-se do maior investimento individual na história destas instalações e destaca a formidável virada na sorte das operações de fabricação da empresa em West Midlands, que estavam destinadas ao fechamento no auge da recessão econômica mundial.
Atualmente, as vendas dos veículos Jaguar fabricados na planta de Castle Bromwich são quase o dobro de cinco anos, graças a uma linha de modelos renovada e empolgante, onde se incluem também o XJ e o F-Type, modelos que em conjunto conseguiram catapultar a Jaguar para o lugar de marca de automóveis de luxo mais bem-sucedida nos Estados Unidos da América no que toca a satisfação do cliente. A este reconhecimento soma-se o segundo lugar alcançado no Estudo “Initial Quality” (IQS) 2014 e “Automotive Performance, Execution and Layout” (APEAL), publicados pela J.D. Power, que representam uma avaliação elaborada entre todas as marcas de veículos na indústria automobilística.
O lançamento do novo XF conclui a linha de modelos totalmente em alumínio produzida na fábrica de West Midlands, que investiu montantes consideráveis em cada uma das fases do processo de fabricação. Foram investidos 16 milhões de libras em uma nova linha de chaparia que irá permitir à fábrica transformar bobinas de alumínio em chapas em bruto, que serão depois estampadas em painéis e peças da carroceria em uma nova linha de prensas Aida, avaliada em 50 milhões de libras e que se encontra na fase de construção. Esta linha irá fornecer à nova estamparia de carrocerias, avaliada em 320 milhões de libras, que se assume como a mais flexível e versátil do seu gênero na Jaguar Land Rover, sendo capaz de alternar entre a linha de modelos completa da Jaguar durante a produção. Por fim, foram investidos 30 milhões de libras para uma profunda modernização do pavilhão de acabamentos e montagem final.
O mais recente investimento da empresa em Castle Bromwich vai expandir as competências pioneiras de fabricação de veículos leves, aperfeiçoadas ao longo de décadas, e demonstra a agilidade e flexibilidade intrínsecas das operações de fabricação da Jaguar Land Rover, à medida que continua a rentabilizar ao máximo as oportunidades possibilitadas pelo investimento em uma arquitetura de alumínio modular e expansível.
A aplicação desta tecnologia líder no setor tornou o novo XF o mais leve dentro do seu segmento, com 80 kg a menos, tendo também perdido 190 kg em relação ao modelo anterior, um automóvel que redefiniu a linguagem de design da Jaguar e foi o modelo da marca mais premiado de todos os tempos.
Além de ter anunciado o investimento em Castle Bromwich, a Jaguar Land Rover confirmou também, esta semana, que irá duplicar a área operacional do seu “Advanced Design and Engineering Centre” em Whitley, Coventry. Este investimento de alguns milhões de libras será a área de engenheiros de desenvolvimento de produto altamente qualificados e irá suportar a criação de veículos de alta tecnologia e emissões ultra-reduzidas.
De modo a manter o primeiro posto em termos de inovação mundial, a Jaguar Land Rover vai investir no Centro Nacional de Inovação Automotiva (National Automotive Innovation Centre, NAIC), avaliado em 150 milhões de libras, que começará a funcionar no primeiro semestre de 2017, constituindo um centro de tecnologia de ponta para a equipe de pesquisa avançada da Jaguar Land Rover e para os seus parceiros colaboradores na cadeia de abastecimento.