JAGUAR XJ COUPE ESTÁ DESCARTADO
O lançamento do Jaguar F-Type coincidiu no tempo com a despedida do Jaguar XK, mas ambos os modelos pouco ou nada tem a ver um com o outro. O Jaguar XK era um ‘gran turismo’ potente, cômodo, luxuoso e um digno sucessor de modelos como os Jaguar E-Type, XJS e XK de primeira geração. Por outro lado, o Jaguar F-Type é um modelo de aspirações esportivas que busca atrair um novo tipo de cliente para a Jaguar.
Desde a saída do Jaguar XK (na imagem) do mercado em 2014, existem rumores sobre a possibilidade de que a marca britânica decidisse lançar um novo coupe e sua versão conversível a partir do XJ, criando assim um Jaguar XJ Coupe. Seria um novo modelo que iria um passo além do Jaguar XK.
Porém aquilo que poderia ser um rival para o Mercedes-Benz S Class Coupe e sua versão Cabriolet não se materializará, já que a Jaguar não acredita que seja um modelo rentável, segundo palavras de Joe Eberhardt, CEO da Jaguar Land Rover North America, no Salão de New York.
Para Eberhardt, o grosso do mercado de uma marca como a Jaguar se encontra em uma faixa de preço entre 35.000 e 125.000 dólares. Ir mais além, com carros muito caros, não permitiria ganhar muito volume, que é em parte o que a Jaguar busca para aumentar suas vendas. Isso faria que o hipotético Jaguar XJ Coupe fosse um modelo difícil de ser rentável para a marca. Tampouco haverá um Jaguar compacto abaixo do Jaguar XE.
Hoje o Jaguar F-Type SVR é o modelo mais esportivo da marca, que prefere centrar-se em modelos de maior volume, e para isso lançou o sedan de segmento D, o Jaguar XE, e iniciará em breve a comercialização do Jaguar F-Pace, o primeiro SUV da marca britânica.