JEEP APRESENTA O ATRAENTE E TECNOLÓGICO GRAND CHEROKEE L 2021 DE 7 LUGARES
A nova geração do Jeep Grand Cherokee será um dos grandes lançamentos que a marca norte-americana tem programado para os próximos meses, uma lenda dentro da empresa que dentro de muito pouco tempo se renovará por completo. Tudo parecia indicar que o desenvolvimento do 4x4 seguiria seu caminho durante este ano de 2021 até desembocar em uma apresentação no final do ano, mas a marca surpreendeu a todos ao adiantar todos os acontecimentos e tirar o véu definitivo da nova entrega do famoso 4x4.
Além disso, o mais curioso desta apresentação adiantada é que a Jeep não mostrou todas as opções da nova geração, mas uma única versão. Estamos falando de um Jeep Grand Cherokee de chassi estendido que a marca denomina L, ou seja, o todo-terreno se alongou convenientemente para acomodar três filas de bancos em seu interior, uma medida que também se estenderá a outros SUVs da empresa.
Dadas suas dimensões - 5.200 mm de comprimento por 1.960 mm de largura e 1.810 mm de altura, sem ignorar uma distância entre-eixos de 3.090 mm - o Jeep Grand Cherokee L competirá com algumas alternativas de idênticas proporções em seu mercado local, como os Toyota Highlander e Ford Explorer. Ainda não está claro como serão afetadas suas capacidades off-road com o incremento do vão traseiro, mas tudo parece indicar que pelo menos uma das versões obtenha a certificação ‘Trail Rated’, que tanto caracteriza os Jeep 4x4.
Como esperávamos, o design exterior do Grand Cherokee L é bastante diferente do modelo atual que estamos familiarizados. Por exemplo, a parte dianteira se parece ao Grand Wagoneer Concept, com estilizados grupos ópticos horizontais e uma grade de sete barras verticais. Dependendo do nível de equipamento, também há luzes diurnas com tecnologia LED na parte baixa do para-choque, enquanto que na traseira destacam-se a lanternas delgadas.
Com relação ao interior, a Jeep introduziu importantes mudanças, uma vez que o design geral é completamente diferente da geração atual. Talvez, o mais destacado seja o novo console central que acomoda uma tela táctil de 8.4 polegadas ou uma opcional de 10.1 polegadas, que utilizam o último sistema de infotainment UConnect 5 da Jeep e contam com Apple CarPlay e Android Auto sem fios. De série, o Grand Cherokee inclui um quadro de instrumentos digital de 10.3 polegadas, que é configurável e pode mostrar informações de todo tipo, incluindo o sistema de visão noturna do veículo.
Quanto à parte mecânica, tudo parecia indicar que a marca americana iria introduzir um novo motor de 6 cilindros em linha e 3.0 litros para substituir o atual V6 de 3.6 litros. No entanto, isso não aconteceu e o motor Pentastar continua presente, com 290 cv de potência e 348 Nm de torque máximo, enquanto que a alternativa de maior desempenho continua sendo um bloco V8 Hemi de 5.7 litros que desenvolve 357 cv e 528 Nm.
Independentemente do motor escolhido pelos clientes, o Grand Cherokee vem equipado com uma transmissão automática de 8 velocidades que envia toda a energia às rodas traseiras de maneira padrão, embora opcionalmente se possa optar por um sistema de tração integral. Outro elemento chave é a suspensão pneumática adaptativa Quadra-Lift que proporciona 21 centímetros de distância livre do solo, embora a altura possa ser regulada em função de suas diferentes configurações.
Por último, cabe destacar que a Jeep ainda não anunciou os preços desta inédita versão e também não comentou nada sobre a chegada da carroceria de 5 portas tradicional. Estaremos atentos a futuras novidades.