JEEP CJ SURGE CONCEPT: UM CURIOSO RETROFIT 100% ELÉTRICO

A Mopar, divisão de acessórios esportivos da Stellantis, apresentou um interessante protótipo no SEMA Show 2022 de Las Vegas, sob a denominação Jeep CJ Surge Concept. Como podemos ver, trata-se de um todo-terreno clássico, mas a verdade é que esconde uma surpresa.
Em vez de equipar um monstruoso motor V8 debaixo do capô, este Jeep CJ Surge é na verdade uma conversão elétrica ou retrofit, que adota um sistema de propulsão de zero emissões. Efetivamente, estamos diante de um Jeep de aspecto clássico, mas totalmente elétrico.
Sob a carroceria deste Jeep surge um módulo elétrico escalável de 400 V, capaz de oferecer até 200 kW de potência (272 cv), porém o mais curioso de tudo é que se trata de um módulo que se acopla ao chassi do veículo através de suportes específicos, sendo concebido para que os clientes possam converter seus clássicos em modelos 100% elétricos.
Este sistema é capaz de distribuir a potência do motor elétrico entre ambos os eixos, através de uma caixa de transferência de 2 velocidades. A alimentação corre a cargo de uma bateria de íons de lítio de 24 módulos e 50 kWh com sua própria carcaça, que é instalada na parte traseira do habitáculo.
Por sua parte, a tomada de carga para a bateria se encontra justo atrás da porta do condutor. Por enquanto, a Mopar não especificou cifras de desempenho e autonomia para este protótipo elétrico.
Em todo caso, a Mopar comenta que o CJ Surge foi concebido para um verdadeiro uso todo-terreno, graças a eixos Dana 44 da Jeep Performance Parts, rodas Black Rhino Solid de 18 polegadas, grandes pneus todo-terreno BF Goodrich de 35 polegadas de diâmetro e um kit que eleva a altura da carroceria em 5.0 centímetros.
A nível estético, o CJ Surge destaca-se por para-choques Wrangler JK Rubicon, um guincho Warn dianteiro, novos faróis LED, carroceria pintada na cor Copper Canyon com detalhes em preto brilhante e azul Surf, e por um habitáculo com bancos e volante na medida, com o console central de um Wrangler JK e tapetes de borracha, por exemplo. Além disso, o para-choque é mais baixo, já que foi recortado em 5 centímetros.
Em princípio não há planos para levar este concept à produção, mas desde já a Mopar quer explorar a possibilidade de oferecer aos seus clientes o módulo elétrico para a instalação em modelos clássicos, sejam carros de passeio ou pick-ups, para convertê-los em veículos de zero emissões.