JEEP COMPASS 2021 PARA A EUROPA AGORA É FABRICADO NA ITÁLIA E SURGE MAIS TECNOLÓGICO E EFICIENTE

A Jeep acaba de apresentar uma atualização de um dos seus best-sellers que conta agora dentro de sua linha de veículos na Europa. Trata-se do Compass, um SUV de tamanho compacto que mantem intacta sua imagem, mas que introduz importantes novidades na parte mecânica, assim como no que diz respeito à conectividade. Além disso, lembrando que agora sua fabricação passa do México para a Itália.
Como assinalado antes, a estética do carro não foi um dos pontos de interesse nesta atualização, embora isso não signifique que a marca tenha deixado de introduzir cinco tonalidades novas para a carroceria, sendo elas denominadas Ivory Tri-Coat, Colorado Red, Blue Italia, Blue Shade e Techno Green Metallic. O mesmo ocorre com as rodas, disponíveis em seis novos desenhos, com as de 19 polegadas como as mais destacadas do catálogo. O resto do conjunto se mantém idêntico.
Onde há mudanças é no chassi e na oferta de motores. Com o objetivo de cumprir com as expectativas dos clientes europeus, o Compass se beneficia de uma nova regulagem da direção, otimizada para ser mais progressiva e leve, além de uma suspensão modificada para limitar os movimentos da carroceria sem afetar o conforto na condução. A Jeep diz que o SUV agora é mais preciso nas curvas rápidas, pois apresenta menos inclinação e balanço, além de uma estabilidade melhorada na frenagem.
Com relação aos motores, grande parte do protagonismo recai sobre um propulsor turbo alimentado a gasolina que substitui o bloco de 1.4 litros atual. Trata-se de uma inovadora unidade de 1.3 litros que oferece uma resposta melhorada em baixos giros, além de reduzir as emissões de CO2 em 27% e o consumo em 30%. É oferecido com potências de 130 e 150 cv, acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades no primeiro caso e automática de dupla embreagem com idêntico número de relações no segundo. Em ambas as configurações os 270 Nm de torque máximo são enviados diretamente ao eixo dianteiro.
Os que optarem pela transmissão automática devem saber que a marca introduziu pela primeira vez um modo Sport que melhora a resposta do acelerador, endurece a direção e apura mais as mudanças de marcha quando o condutor solicita a potência máxima. Além disso, neste programa se desabilita a condução ‘coasting’ e se ativa outra função que cobra sentido no instante que o acelerador deixa de ser acionado. No lugar de mudar para uma marcha superior, o sistema mantém a relação atual com o objetivo de maximizar o freio motor e otimizar a resposta do propulsor na aceleração seguinte.
Junto com este motor a gasolina se encontra um único propulsor diesel de 1.6 litros. Ele desenvolve 120 cv de potência e um torque máximo de 320 Nm, associado a uma transmissão manual de seis velocidades. Igualmente, a tração é dianteira. Os que buscam alternativas 4x4 terão que esperar as versões híbridas plug-in (4xe), que adicionam um motor elétrico ao citado 1.3 a gasolina para oferecer 190 e 240 cv. Sua chegada está prevista para o segundo semestre deste ano.
Por último, mas não menos importante, cabe destacar que o Compass estreia os serviços de conectividade Uconnect Services, incluídos de série tanto nas versões com tela táctil de 7.0 polegadas como nas de 8.4 polegadas. Eles são divididos em vários pacotes: My Assistant, My Car, My Remote e My Navigation. Os preços do renovado SUV ainda não foram informados e sua chegada aos concessionários europeus acontecerá durante este mês de junho.