JEEP E RAM PODERÃO TORNAR-SE INDEPENDENTES DA FIAT CHRYSLER
Depois da divisão de máquinas agrícolas e da Ferrari, a Jeep e a RAM poderão ser as próximas marcas a ganhar autonomia do Grupo FCA, admite o seu CEO Sergio Marchionne. Uma avaliação da Morgan Stanley justifica o ‘spinoff’.
A Jeep e a RAM, duas marcas americanas da FCA Fiat Chrysler Automobiles poderão ser transformadas em uma empresa separada, admitiu esta semana Marchionne, durante a apresentação dos resultados trimestrais do Grupo.
Desde que adquiriu o controle da Chrysler em 2009, Marchionne já fez o chamado spinoff da Fiat Industrial, a antiga divisão de máquinas agrícolas da Fiat e da Ferrari.
A Fiat Industrial foi transformada em CNH Industrial, está hoje cotada na Bolsa de Valores de New York e tem vendas anuais de 27.2 bilhões de dólares. A Ferrari, que também está hoje cotada em New York com cada ação a valendo mais de 75 dólares, gera mais de 3,4 bilhões de dólares de receitas anuais e um resultado líquido de 435 milhões de dólares.
Em janeiro, a Morgan Stanley estimou que o valor da Jeep poderá atingir os 22 bilhões de dólares, ultrapassando a cotação em Bolsa de todo o Grupo Fiat Chrysler Autonomiles, o que justifica o spinoff.
Por outro lado, A RAM foi avaliada em 11,2 bilhões de dólares. A pick-up RAM 1500 é o modelo mais vendido da Dodge-RAM, com 580 mil unidades anuais na América do Norte, equivalendo às vendas somadas de quase todos os modelos da Dodge. É também o terceiro modelo mais vendido no mercado dos Estados Unidos. A atual quarta geração do modelo deverá ser substituída no próximo ano.
A Jeep tem crescido bastante nos últimos anos, com as vendas a quase triplicando o meio milhão de veículos de 2008, somando 1.4 milhões de unidades no ano passado. O objetivo é atingir os dois milhões no próximo ano.