Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. JEEP GLADIATOR: SEIS DÉCADAS NA VANGUARDA DAS PICK-UPS

Notícias

JEEP GLADIATOR: SEIS DÉCADAS NA VANGUARDA DAS PICK-UPS

06/04/2022

Voltar
JEEP GLADIATOR: SEIS DÉCADAS NA VANGUARDA DAS PICK-UPS

O conceito de pick-up não é uma invenção americana. Inspirando-se nas carroças de cavalos, os fabricantes pioneiros integraram carrocerias deste tipo em sua oferta a partir do final do século XIX e início do século XX. No entanto, foi nos Estados onde foram forjadas suas principais senhas de identidade: confiabilidade, robustez e capacidade para enfrentar todo tipo de terrenos.

Estas características coincidiam ponto a ponto com o desempenho que oferecia o Jeep Willys desde a Segunda Guerra Mundial, de modo que era uma questão de tempo para que a Jeep pusesse mãos à obra para lançar seu próprio conceito de pick-up, um processo que se materializaria em 1962 com o Jeep Gladiator.

Baseado na plataforma do luxuoso Jeep Wagoneer, o Jeep Gladiator herda sua versatilidade e seu comportamento em estrada, aportando múltiplos perfis e carrocerias para adaptar-se às necessidades de uma clientela muito variada: fazendeiros, transportadores, oficinas mecânicas, particulares amantes do ar livre… Por este motivo, este modelo pôde ser adquirido, desde o seu lançamento há seis décadas, tanto em versão chassi cabine como guincho, pick-up e, inclusive, como camper.

Na parte técnica, esta primeira geração do Gladiator era comercializada em versões com tração traseira ou integral e se movia graças ao revolucionário motor 3.8 L de 140 cv com 6 cilindros em linha, uma das primeiras mecânicas com comando de válvulas no cabeçote disponíveis no mercado norte-americano, que também estreou em um SUV. Em 1965 era incorporado ao catálogo o motor AMC V8, de 250 cv.

Seis anos depois, o Jeep Gladiator perdia seu nome de lutador romano para ser denominado, simplesmente, Jeep Pick-Up ou Série J. Isso não foi em detrimento do desempenho deste modelo. Ao contrário, foi ganhando em qualidades ‘off-road’ com o sistema de tração total manual Dana, em 1977, que foi seguido pelo sistema Quadra-Trac em 1983.

Ao mesmo tempo, a linha foi se diversificando e seus equipamentos e acabamentos se aproximavam daqueles que eram oferecidos nos carros de passeio americanos da época. Assim, versões como a Pionneer ofereciam um interior elegante, para-choques cromados e molduras metalizadas nas janelas, além de calotas nas rodas, enquanto que o acabamento Honcho contava com um estofamento exclusivo assinado pela Levi’s. O ponto máximo foi marcado em 1980, com o acabamento Laredo, que não devia nada aos sedans mais luxuosos da época: estofamento de couro, cromados e um sofisticado sistema de som Alpine.

O fim da vida comercial do primeiro Jeep Gladiator chegaria em 1988. Seria substituído na linha pelo Jeep Comanche, um modelo mais curto que ficaria nos concessionários até 1992. Desde então, a Jeep não ofereceria uma pick-up a seus clientes até 2018, com o lançamento da nova geração do Gladiator. No entanto, este tipo de veículos sempre esteve muito presente no DNA da marca, como demonstra o fato de que, nestes 26 anos de ausência, foram apresentados nada menos que quatro concept-cars com características de pick-up.

Atualmente, o Jeep Gladiator inclui os equipamentos mais avançados em termos de estilo, conforto e tecnologia. Conta com o equipamento multimídia Uconnect Nav com tela de 21 cm (8.4 polegadas), um quadro de instrumentos com tela TFT a cores de 18 cm (7.0 polegadas), um sistema de som Alpine de 552 W com 9 alto-falantes, rodas de liga leve bitom de 46 cm (18 polegadas) e acabamentos na cor prata no exterior.

No exterior, as diferentes combinações de para-brisa e teto permitem escolher entre três configurações: teto duro com três painéis, teto de lona e sem teto. Vive com total liberdade cada rota e cada estação.

Este modelo conta com mais de 65 sistemas de segurança ativa e passiva. Isso inclui: controle de ângulos mortos, que vigia os pontos não visíveis com os retrovisores; controle de cruzeiro adaptativo, que adapta a velocidade à do veículo dianteiro; aviso de colisão frontal Plus, que avisa se há algum obstáculo no caminho; e controle automático de luzes altas, que ajusta a intensidade dos faróis à luz do ambiente.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter