JEEP GRAND CHEROKEE TRACKHAWK BY O.CT SUPERA OS 800 CV

Nos mercados da Europa existe uma ampla linha de SUVs de alto desempenho que podem colocar em apuros os melhores esportivos do momento, não por seu peso e dimensões, mas pelos potentes motores que se ocultam debaixo do seu capô. Tomando como exemplo o Lamborghini Urus, Porsche Cayenne Turbo, Bentley Bentayga e Maserati Levante Trofeo, entre outros, este segmento tem grandes e interessantes representantes.
Mas se olharmos além das fronteiras da Europa, nos Estados Unidos há um autêntico monstro que leva o nome de Jeep Grand Cherokee Trackhawk, ou seja, um modelo que foi capaz de posicionar-se como o SUV mais veloz do planeta sobre o gelo e seu poderoso propulsor V8 sobrealimentado parece não ter limites. São 717 cv de potência transmitidos ao asfalto através de uma transmissão automática de oito velocidades e tração total.
Para qualquer aficionado no mundo do motor esta cifra seria mais que suficiente para divertir-se no dia a dia, podendo realizar uma ou outra escapada ao circuito mais próximo. Mas já vimos em outras ocasiões que o modelo norte-americano é um dos assíduos frequentadores das instalações dos preparadores mais reputados do setor e as preparações realizadas sobre o SUV americano sempre deixam todos de boca aberta. No entanto, existem alguns trabalhos que longe de ser extremos são um pouco mais prudentes que a maioria.
O melhor exemplo chega através do preparador O.CT, empresa suíça que decidiu melhorar a mecânica do Trackhawk com a introdução de duas etapas diferentes, cujas potências superam os 800 cv. A primeira delas apresenta uma nova ECU para extrair do motor de 6.2 litros um total de 819 cv e um torque máximo de 950 Nm, enquanto que a segunda introduz melhorias na transmissão e no sobrealimentador para alcançar os 865 cv e 1.000 Nm.
O preparador ainda não revelou o desempenho, mas não será surpresa que ronde os três segundos para alcançar os 100 km/h. Como destacamos antes, existem outros trabalhos muito mais selvagens, sendo um dos exemplos mais claros o projeto realizado pela Hennessey há alguns anos, com mais de 1.000 cv.