JEEP HONRA SUA HERANÇA COM O WRANGLER 4xe WILLYS ‘41 SPECIAL EDITION
Em homenagem ao icônico Jeep SUV testado em batalhas - o lendário Willys MB de 1941 - a Jeep apresenta com orgulho o Jeep Wrangler 4xe Willys ‘41 Special Edition 2025.
“Oito décadas após consolidar uma reputação de capacidade todo-terreno, design simples e versatilidade robusta, o espírito do Willys MB original continua vivo em tudo o que fazemos na Jeep”, afirmou Bob Broderdorf, vice-presidente sênior e chefe da Jeep na América do Norte. “O novo Jeep Wrangler 4xe Willys ‘41 2025 é uma prova dessa herança. É uma celebração do nosso passado que nos inspira enquanto continuamos a ultrapassar os limites da capacidade e da inovação”.
O Wrangler 4xe Willys ‘41 2025 também busca inspiração no querido Jeep ’41 Concept, que chamou a atenção durante o Easter Jeep Safari 2022. Esse evento anual de off-road em Moab, Utah, é um ponto de encontro para entusiastas da Jeep, onde a marca exibe veículos-conceito que desafiam os limites de design e capacidade, além de inspirar modelos de produção futuros.
Uma homenagem ao passado, feito para o futuro
O Jeep Wrangler 4xe Willys ‘41 2025 traz uma nova cor de pintura externa inspirada no verde-oliva militar, remetendo instantaneamente ao espírito do Willys MB original. Rodas exclusivas de alumínio de 17 polegadas, pintadas no mesmo tom, são combinadas com pneus todo-terreno de 33 polegadas.
A equipe de design da Jeep criou os adesivos laterais de capô WILLYS/4XE para homenagear a herança militar da marca. Finalizados em um azul fosco histórico (Drab Blue), esses adesivos fazem referência à marcação de fábrica exigida pelo Exército dos EUA nos Willys MBs durante a Segunda Guerra Mundial. Os designers da Jeep garantiram que a cor e o estilo replicassem de forma autêntica a estética utilitária da época, capturando o espírito robusto e funcional que definiu os veículos Jeep originais e ainda é uma marca registrada da Jeep. Outros adesivos exclusivos, inspirados no Exército, adornam o exterior, reforçando a homenagem dessa edição especial à herança da marca.
Por dentro, o Wrangler 4xe Willys ‘41 apresenta um interior exclusivo com bancos de tecido Heritage na cor bege, um painel de tecido verde-oliva e um emblema exclusivo no câmbio alusivo a 1941. Para maximizar a liberdade ao ar livre, as opções de teto incluem um hardtop na cor da carroceria, o teto elétrico Sky One-touch e, futuramente, um soft-top bege exclusivo. Equipamentos de série incluem bloqueio traseiro para maior tração e para-choques de aço dianteiros e traseiros, que oferecem proteção adicional em trilhas.
De ‘Go Devil’ a Máquina Verde
O Wrangler 4xe híbrido plug-in, exclusivo em sua classe, é o PHEV mais vendido dos Estados Unidos por três anos consecutivos. Seu avançado sistema de propulsão exemplifica mais de 80 anos de evolução técnica desde os motores ‘Go Devil’ que equiparam os Willys MB originais.
O sistema 4xe combina um motor turbo de 2.0 litros a gasolina, dois motores elétricos e uma bateria de alta voltagem para oferecer o equivalente a 20.8 km/l, 34 km de autonomia totalmente elétrica e zero ansiedade de autonomia. Esse powertrain faz parte de uma iniciativa global de eletrificação que está transformando o 4xe no novo 4x4.
O Jeep Wrangler 4xe Willys ‘41 Special Edition 2025 tem preço sugerido nos Estados Unidos de 59.930 dólares (excluindo a taxa de frete de 1.895 dólares). Os pedidos já estão abertos juntamente com o restante da linha Wrangler 2025 e estarão disponíveis nas concessionárias Jeep antes do final do ano.
O nascimento de um ícone americano
Em julho de 1940, o Exército dos EUA informou os fabricantes de automóveis que procurava por um “veículo leve de reconhecimento”. Convidou 135 empresas a apresentar propostas e elaborou uma lista detalhada de especificações, incluindo capacidade de carga de 270 kg, distância entre os eixos inferior a 1.905 mm, altura inferior a 914 mm, motor capaz de rodar suavemente entre 5 e 80 km/h, carroceria retangular, tração nas quatro rodas com caixa de transferência de duas velocidades, para-brisa rebatível, três bancos individuais, luzes de blackout e direção e peso bruto do veículo inferior a 590 quilos.
Três empresas, incluindo a antecessora da Jeep, a Willys-Overland, atenderam ao chamado. Cada uma produziu protótipos para testes em tempo recorde. O Exército recebeu esses veículos em novembro de 1940, em Camp Holabird, Maryland. Todos os três designs excederam o limite de 590 kg, mas o Exército percebeu que essa especificação era muito baixa e a ajustou para a próxima rodada.
Em março de 1941, o Exército solicitou à Willys-Overland a construção de 1.500 unidades do seu Quad. Após testes adicionais, o veículo Willys foi selecionado como padrão, e o contrato de produção foi assinado em 15 de julho de 1941.
Com modificações e melhorias, o Willys Quad se tornou o MA e, posteriormente, o MB. Mas o Exército e o mundo o conheceram como Jeep. Alguns dizem que o nome veio da pronúncia das letras ‘GP’ (abreviação de ‘General Purpose’). Outros afirmam que o veículo foi nomeado em homenagem a Eugene the Jeep, um personagem do desenho do Popeye. Seja qual for a origem, o nome entrou para o vocabulário americano.
A Willys-Overland produziu quase 360.000 veículos Jeep em Toledo, Ohio, entre outubro de 1941 e agosto de 1945. O repórter da Segunda Guerra Mundial Ernie Pyle disse: “Ele fez de tudo. Foi a todos os lugares. Era tão fiel quanto um cachorro, tão forte quanto uma mula e tão ágil quanto uma cabra. Constantemente carregava o dobro do que foi projetado para levar e ainda continuava funcionando”.
A Willys registrou a marca Jeep e, mesmo antes do fim da Segunda Guerra, começou a produzir o primeiro modelo civil da marca, o CJ-2A.