JEEP TRABALHA EM UM NOVO SUV 100% ELÉTRICO PARA BRIGAR COM O SUZUKI JIMNY

A ofensiva elétrica da Jeep apenas começou. O icônico fabricante de SUVs e todo-terrenos está decidido a ir um passo além. Atualmente, a marca conta em sua linha com dois modelos híbridos plug-in. Trata-se do novo Jeep Renegade 4xe e do novo Jeep Compass 4xe. No entanto, e embora a tecnologia híbrida plug-in ofereça inúmeras vantagens, a empresa está preparada para elevar sua aposta na mobilidade sustentável.
A Jeep está analisando todas as chaves para desenvolver um novo crossover. Um veículo que, por tamanho, se situará como o degrau de acesso à sua oferta atual de produto. E o que é ainda mais relevante, utilizará uma mecânica totalmente elétrica. Um projeto muito ambicioso se considerarmos o rumo que muitos mercados decidiram tomar em termos de eletrificação.
O próximo grande projeto que a Jeep embarcará é nem mais nem menos que o desenvolvimento de um baby SUV elétrico. Um modelo que, como assinalado previamente, ocupará por tamanho o degrau de acesso à linha. Ou seja, será menor que o atual Jeep Renegade, situando-o diretamente como um modelo cujas dimensões apontam diretamente ao Suzuki Jimny. Logicamente, guardando as devidas proporções. E mais ainda se levarmos em conta seu sistema de propulsão e sua condição de veículo SUV.
Christian Meunier, CEO da Jeep, confirmou no âmbito das celebrações do 80º aniversário da marca, que vem aí uma autêntica ofensiva elétrica: “Haverá um Jeep totalmente livre de emissões em todos os segmentos até o ano 2025”. Por sua parte, Mark Allen, Chefe de Design Exterior da Jeep, assegurou que estão sendo estudadas todas as possibilidades: “Estamos analisando todos os segmentos possíveis”.
Ao ser questionado sobre as possibilidades de expansão acima do novo Wagoneer e abaixo do Renegade, Allen foi bastante taxativo a respeito: “Com certeza, estamos olhando além destes projetos. O Renegade é um segmento B, assim que está claro há espaço abaixo dele e isso é algo que estamos vendo. Provavelmente não veremos algo maior que o Wagoneer, é um monstro!”.
Ele também insinuou que, além do novo SUV pequeno, está sendo considerado o desenvolvimento de outros novos modelos: “Há um par de bifurcações a mais no caminho que estamos buscando cobrir. Devo destacar que apenas há poucos anos tínhamos três veículos e estamos à altura desta linha que temos agora. Estamos extremamente ocupados e realmente isso tudo foi impulsionado pela demanda do mercado e a cobertura mundial. Houve um tremendo crescimento da marca em um curto período de tempo”, assegurou Allen.
Por estar integrada no conglomerado automobilístico da Stellantis, a Jeep tem acesso a uma série de tecnologias que facilitarão esta ofensiva relacionada com a eletrificação. O esperado ‘baby Jeep’ estará sustentado pela plataforma CMP, uma arquitetura que permite apostar na eletrificação em seu mais alto nível. Mais ainda se considerarmos que a nova plataforma STLA Small anunciada recentemente pela Stellantis não estará pronta antes de 2025.
A chave do projeto será dotar este SUV elétrico com a tração nas quatro rodas, um requisito imprescindível na hora de falar de qualquer modelo da Jeep. E por fim, o uso da assinalada plataforma pode ser um grande problema. É um projeto que se encontra em uma fase inicial e ainda há margem para que seja cancelado ou postergado temporariamente. Teremos que aguardar.