JEEP TREO CONCEPT: PROTÓTIPO FOI APRESENTADO AO MUNDO COMO UM VEÍCULO ATIVO E URBANO

O Jeep Treo Concept estreou no Salão de Tokyo em outubro de 2003 e, posteriormente, foi exibido no Salão de Detroit em janeiro de 2004, sendo apresentado ao mundo como um Jeep ativo e urbano. Sua carroceria diferenciada, mais estreita na traseira, apresentava duas aletas traseiras, que abrigavam as lanternas e também serviam como pontos de ancoragem para prender duas bicicletas.
O veículo media apenas 3.2 metros de comprimento, menor até que um carro urbano de última geração, como o FIAT 500. Essa dimensão pequena o tornava ideal para superar os desafios da direção urbana, incluindo o estacionamento.
Em sua pequena cabine, além dos dois bancos dianteiros, foi instalado um terceiro na traseira. Ele era dobrável, para permitir mais espaço de carga quando não estivesse em uso. O design minimalista do cockpit consistia apenas em um pequeno monitor, integrado a um módulo próximo ao volante e aos pedais.
Este módulo pode ser movido para a esquerda ou para a direita. Dessa forma, o condutor poderia sentar-se em qualquer um dos dois bancos dianteiros.
Claro que, como era um Jeep, tinha que ter tração nas quatro rodas. Os engenheiros fizeram isso colocando um motor elétrico em cada eixo. A célula de combustível de hidrogênio foi instalada abaixo do assoalho, capaz de gerar a eletricidade necessária para alimentar o carro.
Quando o Treo foi revelado, a marca americana explicou que era um ‘showcar’, o que significa que não havia intenção de colocá-lo em produção. Se fosse lançado no mercado hoje, ainda seria um modelo realmente original, que diz muito sobre o trabalho realizado há 22 anos.