JEEP WRANGLER RUBICON 20TH ANNIVERSARY EDITION: CELEBRANDO OS 20 ANOS DO RUBICON

Há 20 anos, a Jeep mostrava pela primeira vez um acabamento para o Wrangler chamado Rubicon, cujo nome fazia alusão a uma famosa rota off-road da Califórnia, nos Estados Unidos, e agora a Jeep aproveitou a ocasião para celebrar este aniversário.
Estamos falando de um Jeep Wrangler Rubicon ainda mais especial, ou melhor, dois, já que o Jeep Wrangler Rubicon 20th Anniversary estará disponível tanto para o Wrangler 4xe híbrido plug-in como para o Wrangler 392 com motor V8. Em princípio trata-se de uma edição limitada, embora a marca não tenha detalhado quantos exemplares fabricará.
Seja qual for a versão escolhida do Wrangler, ambos contam com as melhorias do pacote 20th Anniversary, entre as quais destacam-se um kit estético com grafismos específicos e também algumas melhorias mecânicas em termos de chassi. Em princípio, a produção da edição começará durante o primeiro trimestre de 2023, com entregas para o meio do ano.
A Jeep acrescenta, por exemplo, um kit de suspensão que eleva a altura da carroceria em 1.3 centímetros, aproximadamente, além de instalar novas rodas e pneus antiderrapantes do tipo ‘beadlock’. No caso de a escolha ser pela versão 392 com motor HEMI V8, também se inclui um compressor de ar integrado.
Se isso não for suficiente, um pacote opcional de nível 2 da American Expedition Vehicles (AEV) adiciona pneus todo-terreno de 37 polegadas de altura, um guincho dianteiro, para-choques AEV, proteções inferiores, suspensão melhorada, luzes auxiliares para off-road, um amortecedor AEV para a direção e um suporte para estepe posterior. No caso do 4xe híbrido plug-in, adiciona também um eixo traseiro específico.
Em relação à estética, o 20th Anniversary acrescenta uma reinterpretação da clássica grade de sete barras da Jeep com uma proteção metálica, assim como um para-choque também de aço. Além disso, por dentro surge um estofamento de couro em preto e vermelho e uma forração de couro vermelho também para a viseira do quadro de instrumentos, embora o equipamento e o design geral sejam iguais ao de qualquer outro Wrangler Rubicon com seus respectivos motores.
Cabe lembrar que o Wrangler 4xe combina um motor de 2.0 litros a gasolina com um motor elétrico e uma bateria de 17.3 kWh, conseguindo uma potência combinada de 380 cv e um torque de 637 Nm. Por sua parte, o Wrangler 392 equipa um enorme motor HEMI V8 de 6.4 litros e 477 cv, sendo a versão mais potente da história do modelo.
Por último, o preço de partida destes Jeep Wrangler Rubicon 20th Anniversary nos Estados Unidos é de 69.585 dólares para o híbrido plug-in 4xe e de 90.895 dólares para o 392 V8, embora o pacote AEV Level II acrescente 21.983 dólares ao primeiro e 20.135 ao segundo.