JETTA, A NOVA MARCA DA VOLKSWAGEN PARA A CHINA, JÁ TRABALHA EM SEU PRIMEIRO MODELO

Um dos objetivos fixados pela Volkswagen para continuar com sua expansão na China é o lançamento de uma nova marca de baixo custo. O gigante alemão, que mantém uma aliança local com a FAW, busca replicar o modelo de negócio mantido pela General Motors com a Baojun. Veículos de preço acessível com ajustes que ofereçam um padrão mínimo de qualidade e uma parte mecânica confiável.
Segundo a informações da mídia chinesa, essa nova marca será batizada como Jetta. Sua apresentação oficial acontecerá no próximo mês de fevereiro e como é lógico, todos os seus modelos serão produzidos na China pela aliança formada por Volkswagen e FAW. A oferta inicial será composta de dois SUVs de dimensões médias e um sedan. A produção de todos eles será realizada em uma fábrica localizada em Chengdu.
O primeiro dos modelos da Jetta já está sendo desenvolvido. Como se pode ver nas fotos dos protótipos, trata-se do mencionado sedan, um modelo que tomará como ponto de partida o popular Volkswagen Jetta. Os planos iniciais para esse sedan de dimensões compactas são muito ambiciosos, já que esperam produzir até 75.000 unidades anualmente. Seu preço de saída será por volta do equivalente a 27.500 reais.
Apesar da camuflagem mostrada pelo veículo fotografado, o primeiro modelo da Jetta apresenta um desenho e formas muito similares às do Volkswagen Jetta. As principais mudanças se concentrarão na parte frontal e na zaga com o objetivo de dotar o sedan compacto da imagem corporativa dessa nova marca. Novos grupos ópticos, uma grade específica e para-choques de novo formato.
Por outro lado, e igualmente interessante, temos a possibilidade de dar uma olhada no interior. Tendo em conta a condição de marca ‘low-cost’ que operará na China, a verdade é que surpreende a enorme tela táctil no console central. Será o centro nevrálgico para controlar e utilizar o sistema de infotainment. Logicamente trata-se do componente mais tecnológico que o condutor desse sedan terá ao seu alcance.
O primeiro modelo da Jeda utilizará uma transmissão manual de cinco velocidades que estará acoplada a um motor a gasolina e um sistema de tração dianteira. Também contará com um quadro de instrumentos que combinará dois ‘dials’ clássicos separados por uma tela central onde serão mostrados os dados relevantes do computador de bordo. Por seu lado, o volante multifuncional contará com três raios.
As saídas de ar circulares e as extensas zonas lisas livres de qualquer botão físico transmitem uma sensação de minimalismo e simplicidade. Em grande parte, é o que buscará essa marca. Ajustes aceitáveis com materiais escolhidos especificamente para conseguir um baixo preço de partida.