JMC TESHUN TOURING EV: UMA FORD TRANSIT DOS ANOS 80, AGORA ELÉTRICA

A segunda geração da Ford Transit foi lançada nos mercados europeus em 1986, com uma plataforma melhorada, um novo design e motores herdados em grande parte de sua antecessora. Durante os anos seguintes, recebeu novas motorizações e níveis de equipamento, para em 1994 estrear uma importante atualização.
Aquele restyling, que também trouxe consigo novos motores, esteve em produção no Velho Continente até 2003, embora o modelo original tenha continuado nas linhas de produção da China até 2017. Depois, a Transit foi substituída no país asiático pela JMC Teshun, que basicamente é o mesmo veículo, mas com uma nova frente e novo interior.
Esta mesma van, à venda na China, acaba de receber uma nova versão elétrica, denominada Teshun Touring EV, que inclui alguns retoques estéticos. Além da versão elétrica, a JMC Teshun está disponível com um motor 2.8 turbodiesel de 124 cv.
Cabe apontar que os painéis frontais que lhe dão o aspecto das imagens são acoplados diretamente aos existentes da Ford Transit original.
A grade de aparência ‘plástica’ está ladeada por faróis de interessante design, mas do pilar A para trás, a van é idêntica à Transit original da década de 1980, embora as lanternas sejam as do modelo restyling dos anos 90.
A nova versão elétrica da JMC Teshun esconde uma bateria de 65 kWh, suficiente para fornecer uma autonomia de 300 quilômetros no ciclo chinês CLTC e 320 quilômetros no ciclo NEDC. Segundo o fabricante, esta cifra pode chegar até os 500 quilômetros se for mantida “uma velocidade constante”.
O sistema de propulsão está baseado em um motor elétrico dianteiro, de 120 kW ou 163 cv, que desenvolve ainda um torque máximo imediato de 320 Nm. Em princípio, o modelo pode carregar 1.2 toneladas de peso e oferece um volume de carga entre 7 e 11 m3.
A JMC afirma que a van elétrica é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 15 segundos e alcançar 120 km/h, de modo que não é precisamente rápida. A marca também anuncia uma carga da bateria (assinada pela CATL) até 80% em 40 minutos.