KIA ADIANTA 9 MODELOS ELÉTRICOS INCLUINDO UM TODO-TERRENO E UM ESPORTIVO

Este é um momento de grandes mudanças para a grande maioria dos fabricantes, que viram como nos últimos anos a indústria e o mercado estão se transformando a um ritmo muito elevado. Com isso, as grandes corporações decidiram dar uma forte guinada em suas estratégias para adotar abordagens comerciais mais de acordo com a demanda e as tendências de mercado.
Que a KIA estava precisamente reestruturando sua imagem de marca não era nenhum segredo, pois nos últimos meses adiantamos algumas das novidades relacionadas com esta nova estratégia. Como foi o caso da estreia de seu novo logotipo, o desenvolvimento de seu novo modelo elétrico puro e o vazamento de um novo sistema de nomenclaturas concebido para sua nova linha de veículos alimentados por baterias. O que não podíamos prever é que a empresa já estava desenvolvendo um novo catálogo de elétricos e que eles seriam adiantados simultaneamente.
Hoje aconteceu na Coreia do Sul uma conferência da empresa onde foi revelada a nova estratégia de marca, incluindo a confirmação e o anúncio desse sistema de nomenclaturas, que irão desde EV1 até EV9. Mas as novidades não acabam aí, pois a marca também confirmou o lançamento de nada menos que 9 modelos elétricos que já estão em desenvolvimento e que foram mostrados pela primeira vez com um escuro e enigmático teaser.
Na imagem podemos ver 9 modelos muito diferentes e que correspondem a segmentos muito distintos, desde um utilitário minúsculo até um enorme SUV e um todo-terreno de grande tamanho. Todos eles utilizarão a nova plataforma e-GMP que será usada pelos modelos da nova marca IONIQ da Hyundai. Infelizmente, os designers gráficos da KIA tomaram muito cuidado para que não pudéssemos ver nenhum detalhe destes modelos, no entanto, são mais que evidentes os segmentos a que estão dirigidos estes novos modelos.
Além dos novos e inevitáveis crossovers, também haverá modelos de tamanho compacto, um minúsculo utilitário urbano e inclusive um MPV que parece ser um furgão comercial. Entre os modelos confirmados encontramos o que até agora era conhecido como KIA CV e um SUV de grande tamanho que foi descrito como um modelo ‘robusto e audaz’, de modo que parece encaixar com o rumor que indicava que Hyundai e KIA estavam preparando um novo rival para o Toyota Land Cruiser. Também foi confirmado um modelo esportivo, mas não se espera que ele chegue a ser tão radical como os da divisão Hyundai N.
O que a marca coreana não fez foi confirmar o calendário de lançamento destes modelos, apenas limitou-se a afirmar que pelo menos 7 deles chegarão antes de 2027, de modo que podemos esperar que sejam apresentados de maneira pausada nos próximos anos.