KIA ANUNCIA O LANÇAMENTO NA EUROPA DE UM SUV ELÉTRICO MAIOR QUE O SORENTO

No mês de novembro do ano passado, no âmbito do Salão de Los Angeles 2021, estreou o novo KIA Concept EV9. O fabricante coreano apresentava ao mundo um interessante modelo conceitual. Um concept car que assenta as bases de um futuro veículo de produção. Um SUV 100% elétrico de grandes dimensões que passará a fazer parte da nova família de modelos que a KIA está formando.
A versão de produção do KIA Concept EV9 será uma realidade. Foi algo confirmado pela própria empresa. No entanto, e naquela ocasião, foi colocado em dúvida sua possível chegada ao Velho Continente. Uma dúvida que acaba de ser esclarecida. O KIA EV9 chegará à Europa e fará isso antes do esperado. A KIA decidiu comercializar em terras europeias um SUV maior que o Sorento.
Esta decisão gerou muito interesse. O KIA Sorento que podemos encontrar atualmente nos concessionários da Europa mede 4.8 metros. Portanto, o novo EV9 desempenhará o papel de ‘irmão maior’, já que seu comprimento alcança os 4.9 metros. A verdade é que é impossível não lembrar os motivos alegados na época pela marca para não levar o KIA Telluride à Europa.
O Telluride, um modelo que tem dimensões similares às do KIA Concept EV9, não é vendido na Europa porque, segundo a KIA, “é muito grande”. Um fator que não parece afetar o modelo totalmente elétrico. A marca assegura que a versão de produção do EV9 seguirá o KIA EV6, o primeiro modelo da KIA a utilizar a plataforma e-GMP do Hyundai Motor Group.
A chegada do novo EV9 à Europa, prevista para 2023, se engloba em uma ambiciosa ofensiva de produto na qual a KIA está trabalhando. O roteiro estabelecido tem como objetivo final contar com uma linha de 14 carros elétricos até 2027. O EV9 será, de certa forma, um carro-chefe entre todos estes novos elétricos que estão na agenda e que irão surgindo nos próximos anos.
Apesar do seu tamanho, o novo EV9 dispõe de um desempenho muito interessante. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos e dispõe de uma autonomia aproximada de 540 km. É importante considerar que são cifras de um modelo conceitual, de modo que, evidentemente, o modelo que chegará aos concessionários apresentará alterações a esse respeito.
Os tempos de carga serão reduzidos, podendo recuperar até 100 km de autonomia em apenas 6 minutos. Outra chave determinante é que será o primeiro modelo da marca KIA a contar com serviços OTA e FOD. Estas tecnologias permitirão aos clientes adquirirem funções de software de forma seletiva para desbloquear determinadas características. Também estará equipado com tecnologia de condução autônoma AutoMode.