KIA APRESENTA SUA NOVA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA DE OITO VELOCIDADES
A KIA está trabalhando desde 2012 em um componente que será fundamental para alguns de seus modelos a partir de agora. Trata-se de uma nova transmissão automática de oito velocidades que foi feita especificamente para veículos de tração dianteira. Seus principais objetivos são o aumento da eficiência e a redução simultânea de ruídos e vibrações. Durante o processo de desenvolvimento, a marca coreana registrou por volta de 143 patentes.
A KIA já tinha experiência em transmissões automáticas de oito velocidades, mas para veículos de tração traseira. Mas com a tração dianteira o desafio foi maior, já que foi montada transversalmente (em vez de longitudinalmente) e teve que reduzir suas dimensões. Parece que conseguiram, já que a nova transmissão pesa 3,5 kg a menos que a outra automática de seis velocidades.
Para conseguir essa redução de dimensões e peso, diminuiu-se o tamanho da bomba de óleo. Com isso também se conseguiu uma maior eficiência e que não houve tanta perda de potência como em outras transmissões. Outra das soluções utilizadas foi a simplificação da estrutura do corpo da válvula. Agora há somente 12 válvulas de controle da transmissão enquanto antes havia 20. Isso se traduz em mudanças de marcha mais rápidas.
A incorporação de uma embreagem e duas marchas adicionais frente à automática de seis velocidades tem mais vantagens. Por exemplo, a relação entre a marcha mais alta e a mais baixa melhorou em 34%, dando lugar a uma maior economia de combustível. A nova transmissão automática de oito velocidades estreará no KIA Cadenza 2017. Estará acoplada ao motor V6 biturbo de 3.3 litros e se espera que seu comportamento seja muito suave e que apenas se notem as mudanças. No futuro se estenderá a outros modelos.