KIA CELEBRA DUAS DÉCADAS NA ESLOVÁQUIA

Vinte anos após ser construída a fábrica de Zilina, a KIA relembra um período extraordinário que constitui uma história de sucesso não só para a empresa, mas para toda a região. A cerimônia de início da construção da planta foi celebrada em Teplicka nad Váhom, em 7 de abril de 2004. Estiveram presentes os representantes máximos do Hyundai Motor Group (matriz de KIA), da KIA Corporation, o então Ministro de Economia da República Eslovaca e dirigentes da cidade de Zilina.
Zilina: facilitar a expansão da KIA na Europa
A construção da planta começou no outono europeu de 2004 e durou aproximadamente 25 meses, incluindo seis de testes para a produção. Em dezembro de 2006, foi fabricado em série o primeiro carro: o ‘cee’d’. Tratava-se de um modelo completamente novo na época e era destinado principalmente ao mercado europeu. Com a produção de motores também iniciada no mesmo período, a planta se converteu rapidamente no ponto de partida para a expansão da KIA pela Europa; chegou a ser crucial para a trajetória da empresa.
Mais modelos, mais tecnologia: investimentos que abrem o caminho
Ao longo de seus vinte anos de existência, a planta fabricou quatro modelos diferentes: o KIA Ceed, o Sportage, o Venga e, entre 2009 e 2011, o iX35 da Hyundai. Além disso, Zilina fabrica o Sportage desde sua segunda geração e é o único lugar onde se produz o Ceed. Em 2007, à versão clássica de cinco portas foram adicionadas as versões SW (Sportswagon) e de três portas, esta última até 2018. Entre 2018 e 2019, respectivamente, o Ceed foi oferecido também nas versões ProCeed (com carroceria esportiva tipo shooting brake) e o crossover XCeed.
Em 2020, a KIA Motors Europe efetuou várias melhorias na planta de Zilina após investir 70 milhões de euros. Isso tornou possível o início da produção dos novos powertrains híbridos e de combustão interna ‘Smartstream’ da empresa. As equipes encarregadas deste desenvolvimento conseguiram otimizar a resposta do motor, a eficiência da combustão e a disponibilidade de torque em uma ampla faixa dos regimes mais utilizados. A adoção da tecnologia híbrida nos powertrains da KIA teve um papel crucial no desenvolvimento de ambos os sistemas de propulsão. Fazem parte da estratégia mais ampla da empresa para criar um amplo espectro de tecnologias que abrangem híbridas, elétricas e de combustão interna, com a finalidade de cobrir as necessidades de uma grande variedade de usuários.
Da produção em um só turno à fabricação de 7 milhões de motores no total
No início a planta operava em um único turno, passou a dois em 2007 e funciona com três desde 2012. Este incremento de capacidade permitiu a estas avançadas instalações superar a produção de 4 milhões de veículos em apenas 15 anos, marco conseguido em 2021. Atualmente, sua capacidade de produção anual chega a 350.000 carros e 540.000 motores. Desde 2006 foram produzidos 7 milhões de motores.
Mais que um empregador: o compromisso da KIA com os municípios e as comunidades
Atualmente, o fabricante de automóveis gera 3.800 postos de trabalho de longa duração: o período médio de trabalho na planta é de 11 anos. Graças a isso, a KIA se converteu em parte da região e contribui para o seu contínuo desenvolvimento. A empresa já está há 20 anos sendo um empregador estável na região e um parceiro estratégico da cidade de Zilina, os municípios e as comunidades próximas. Através de sua Fundação, criada em 2013, a empresa apoiou até hoje projetos em um valor superior a 11 milhões de euros nos âmbitos da educação, da saúde, do meio ambiente e a inclusão.