KIA CELEBRA NOS ESTADOS UNIDOS A UNIDADE 1 MILHÃO DO SORENTO
O mercado dos SUVs tornou-se muito importante para os fabricantes de automóveis. Para muitos deles, esses modelos representam um percentual muito elevado do seu mix de vendas. O caso mais curioso é o da Mazda, pois a linha CX representa 50 por cento de suas entregas mundiais. Por essa tendência de mercado, muitos grupos automobilísticos apostam alto nesse segmento e por enquanto parece que está funcionando.
Um dos modelos que melhor tem feito o seu trabalho em sua última geração é o KIA Sorento. O SUV do fabricante coreano é um dos mais completos do mercado. A verdade é que o modelo não conta com os últimos avanços em termos de conectividade nem de ajudas à condução, mas seu equilíbrio é muito valorizado pelos clientes. Prova disso é que suas vendas a nível mundial representam uma parte importante para o fabricante.
A primeira geração do KIA Sorento chegou ao mercado em meados do ano de 2001. Sua abordagem técnica era focada nos todo-terrenos, mas à medida que os anos foram passando e a onda SUV se impôs, tudo foi mudando. A segunda geração chegou em 2009 e utilizava uma plataforma derivada do seu antecessor. Essa iteração já apontava sinais para o segmento SUV, mas foi somente na terceira geração, que chegou em 2013, que o Sorento deu o salto definitivo ao segmento SUV propriamente dito.
Esse salto de segmento, uma elevada qualidade de fabricação e um design muito atraente, convenceram os clientes e por isso a marca coreana está celebrando por esses dias um marco importante. Das linhas de montagem que KIA possui em West Point, Virginia (EUA), saiu a unidade número 1 milhão da geração atual do Sorento. Essa planta abastece somente o mercado americano, mas foi a que teve o privilégio de montar essa unidade tão especial.
O KIA Sorento também é montado na Malásia e na Coreia do Sul para os outros países do planeta, mas seu ritmo de produção é menor. Ainda restam dois anos de mercado para a geração atual, mas certamente antes que chegue o seu substituto, baterá outro recorde para a marca.