KIA CONCEPT EV3: IMAGINANDO UM EV9 DE TAMANHO MENOR

Por ocasião do KIA EV Day, o fabricante coreano apresentou dois novos produtos em forma de protótipos que marcam o próximo passo em seu plano de introduzir veículos elétricos em uma ampla variedade de segmentos e preços. A maior parte do que vimos até agora ocupou o lado mais elevado do espectro da mobilidade ‘zero emissões’, então é isso o que a KIA tem em mente quando se trata de reduzir os tamanhos.
Assim como podemos ver nas imagens, o Concept EV3 se inspira fortemente no seu irmão do meio, ou seja, o KIA EV5, que por sua vez herdou grande parte do seu estilo do membro de maior tamanho da família, o KIA EV9. Normalmente, quando um fabricante lança uma linha inteira de produtos relacionados esteticamente pode cair no erro de saturar a linguagem de design utilizada, mas aqui a KIA tratou de suavizar as bordas mais afiladas de seus irmãos maiores, ao mesmo tempo que realiza algumas mudanças leves na imagem do carro.
Apesar do seu tamanho compacto, a KIA encontrou todos os tipos de espaço para incluir elementos de design interessantes. A borda quadrada em torno dos arcos de roda aporta um toque angular e combina bem com alguns painéis da carroceria igualmente robustos. Na parte traseira, o tratamento do pilar C de estilo flutuante chama a atenção as lanternas que seguem a forma geométrica da carroceria e tomam sua inspiração do citado EV9. A tampa do porta-malas atravessada por uma linha de estilo deixa espaço para abrigar as letras da marca, com um para-choque que se encarrega de aportar um toque de robustez ao conjunto.
Tudo isso parece bastante light para os padrões dos modelos conceituais e, na realidade, o EV3 não deverá levar muito tempo para passar à linha de produção. No entanto, o interior recupera um pouco desse pensamento tradicional de fantasia dos protótipos. O que surge é um habitáculo minimalista que cede grande parte do protagonismo às duas telas localizadas no alto do painel, com um volante ‘octogonal’ de grandes dimensões e saídas de ar estendidas na horizontal.
Entre os bancos dianteiros encontra-se um console feito de micélio, um material à base de fungos que está ganhando popularidade entre os fabricantes de automóveis que buscam materiais mais ecológicos. Na parte traseira há um banco que pode ser dobrado - ao estilo Magic Seat da Honda, permitindo que caiba uma bicicleta ou um scooter no interior do SUV. Além disso, graças à tecnologia de carga bidirecional, esse veículo de duas rodas poderá ir carregando suas baterias durante a viagem.
Por se tratar de um protótipo, a KIA não revelou nenhum tipo de especificação do sistema de propulsão. Considerando o quanto seu estilo se parece próximo da produção e o quanto o fabricante está decidido a aumentar rapidamente sua participação no mercado de veículos elétricos até o final da década, não teremos que esperar muito tempo para descobrir todos os detalhes.