KIA CONSIDERA FABRICAR UM PEQUENO ELÉTRICO PARA BRIGAR COM O CITROËN AMI

No final de fevereiro o fabricante francês anunciou o início da produção do Citroën AMI, um urbano elétrico baseado em um protótipo com o mesmo nome que a marca dos dois chevrons apresentou um ano antes no Salão de Genebra 2019.
Este pequeno modelo elétrico tem sido objeto de todos os olhares desde o anúncio de sua chegada aos concessionários e despertado a atenção de seus rivais, que já pensam em propostas similares.
A KIA é um dos fabricantes que também considera seguir por esse caminho e de acordo com recentes informações, o fabricante coreano estaria pensando em desenvolver um pequeno carro elétrico, um citycar para rivalizar com o modelo da marca francesa.
Isso foi confirmado por Emilio Herrera, diretor de operações da KIA Motors Europe, que em um contato com a imprensa britânica, afirmou que a empresa se encontra trabalhando em um projeto que aponta nessa direção. De acordo com Herrera, devido à pandemia do COVID-19, os clientes parecem estar decididos a apostar na mobilidade privada, no lugar de utilizar o transporte público.
O pequeno modelo da marca francesa despertou interesse, não só por seu atrativo design, mas também por seu preço acessível e pela possibilidade de ser comprado com uma fórmula de aluguel a longo prazo. A KIA está estudando um veículo de enfoque similar, um carro elétrico urbano de pequenas dimensões, com autonomia limitada, porém mais que suficiente para poder mover-se com tranquilidade em ambientes urbanos.
Assim como o modelo da Citroën, a KIA avalia que o carro se enquadre dentro da categoria de quadriciclos leves, já que se trata de um tipo de veículo que pode ser conduzido sem licença e que poderá tornar-se uma alternativa válida ao transporte público na etapa pós-pandemia.
Na parte técnica, este novo carro elétrico urbano da KIA poderá ser sustentado pela nova plataforma para pequenos veículos elétricos que a Hyundai desenvolverá em colaboração com a americana Canoo.
Ainda não há prazos confirmados, mas a verdade é que são muitos os fabricantes que estão pensando nos microcarros elétricos e se o projeto receber a luz verde, o pequeno carro elétrico da KIA poderá estrear como protótipo no próximo ano.