KIA KCV-4 MOJAVE CONCEPT: ASSIM A MARCA COREANA IMAGINAVA UMA PICK-UP PARA OS ESTADOS UNIDOS

Há praticamente duas décadas, a KIA aproveitou o Salão de Chicago de 2004 para testar o público americano com um interessante protótipo, o chamado KIA KCV-4 Mojave Concept, que como podemos ver nas imagens, tratava-se de modelo do tipo pick-up, daqueles que tanto gostam nos Estados Unidos.
De acordo com o próprio fabricante, este protótipo de pick-up de tamanho médio foi projetado para “comprovar a reação do consumidor dos Estados Unidos”, e uma vez que jamais chegou ao mercado, entendemos que a recepção do KCV-4 pelo público norte-americano não deve ter sido muito boa.
De qualquer forma, trata-se de um protótipo curioso. Projetado no centro de design e desenvolvimento da Hyundai e KIA em NamYan, na Coreia do Sul, o KCV-4 buscava as linhas clássicas de uma pick-up com um aspecto robusto e resistente. Exibia rodas de liga leve de 20 polegadas, calçadas com pneus esportivos.
Estamos falando de uma pick-up bastante grande, de 5.33 metros de comprimento, 1.93 de largura e 1.78 de altura, com uma distância entre os eixos de 3.30 metros, e esse tamanho a situava no meio do caminho entre as pick-ups compactas e as grandes do mercado dos Estados Unidos.
O habitáculo, com 2 2 lugares, contava com quatro portas de abertura retrátil, para facilitar o acesso. Além disso, o modelo não contava com um pilar B. De acordo com a marca, o design interior tomou inspiração do mundo da aviação: console, instrumentação, comandos... Não faltavam o estofamento de couro, molduras metálicas e de madeira, e até foi anunciado um leitor de DVD como acessório.
Um dos elementos mais interessantes do Mojave era o compartimento de carga do console central, que era extraível e permitia, por exemplo, que o usuário o utilizasse como uma geladeira portátil, “para levar bebidas frias à praia”, segundo a própria marca.
Outra solução interessante era a possibilidade de alongar a caçamba de carga, ocupando parte do habitáculo. De forma automática, através de um botão, e após dobrar os bancos traseiros, a caçamba podia estender-se de 1.80 para 2.18 metros de comprimento, para facilitar o transporte de objetos muito longos. A porta traseira, por sua parte, deixava uma superfície plana de carga ao abrir-se, o que também era uma vantagem.
O protótipo foi fabricado sobre a plataforma do KIA Sorento e era baseado em um tradicional chassi de longarinas e travessas, mas contava com suspensão independente no eixo dianteiro e um eixo rígido de cinco braços no traseiro. Além disso, foi projetado com um poderoso motor de 3.8 litros V6, de 24 válvulas, com uma potência em torno de 284 cv e acoplado a uma transmissão automática de 5 velocidades.