KIA KCV-II: COMO COSTUMA OCORRER, O FUTURO NÃO ERA COMO IMAGINAVAM

Alguns conseguem e outros não, mas a maioria dos fabricantes sempre tenta atrair clientes jovens aos seus concessionários através de designs inovadores e mais ousados do que o habitual, em uma tentativa de reduzir a idade média dos compradores de seus carros.
O protótipo que aparece nas imagens é precisamente um concept criado pela equipe de design da KIA na Europa, que no ano de 2002 quis chamar a atenção do público mais jovem, embora não estejamos certos de que conseguiu.
O chamado KIA KCV-II propunha um design muito pouco habitual, pensado para um ‘estilo de vida ativo’, com um aspecto tipo crossover que mesclava traços de pick-up e coupe de uma forma um tanto peculiar. O modelo contava também com soluções como bancos intercambiáveis, partida sem chave, navegador e portas de entrada e saída de áudio, por exemplo.
De acordo com a própria marca coreana, o protótipo KCV-II oferecia um bom comportamento na estrada, grande capacidade de carga graças à caçamba traseira e também certas aptidões para um off-road ‘leve’, de modo que era uma proposta muito versátil e sobretudo no papel, também acessível.
Em termos de dimensões, estamos falando de um modelo de 4.54 metros de comprimento, 1.86 de largura e 1.82 de altura, com uma distância entre os eixos de 2.62 metros, de modo que não era precisamente pequeno. De fato, era ligeiramente mais comprido que o atual KIA Sportage (4.52 metros).
Além da caçamba de carga traseira, esteticamente se destacava pelas barras cromadas que recorrem todo o carro, desde a frente até a traseira, e também pelas portas dianteiras de abertura vertical, tipo asas de borboleta.
O protótipo era baseado também naquela que na época era uma nova plataforma modular, de codinome KM, que foi projetada para ser utilizada em diversos tipos de carroceria durante os anos posteriores. Neste caso, debaixo do capô do KCV-II foi instalado um motor de 3.5 litros V6 a gasolina, associado a um sistema de tração nas quatro rodas.
Por último, o concept da KIA também contava com algumas tecnologias de segurança que posteriormente chegaram a modelos de série, como airbags, um sistema de aviso de pressão dos pneus e a frenagem automática de emergência, que hoje em dia é de série nos modelos da marca coreana.