KIA LANÇARÁ UMA LINHA COMPLETA DE FURGÕES E VEÍCULOS COMERCIAIS
A marca coreana acaba de revelar que tem entre as mãos uma estratégia futura de fabricar furgões KIA e veículos comerciais KIA. Trata-se da estratégia futura Platform Beyond Vehicle (PBV) que aliás foi revelada no Consumer Electronics Show (CES) 2024 de Las Vegas.
De acordo com a própria marca, o negócio PBV da KIA será baseado inicialmente na introdução de um veículo modular completamente novo, que será antecipado pelo KIA Concept PV5.
Os PBV da KIA são uma solução de mobilidade total que combina veículos elétricos adaptados ao seu propósito com soluções avançadas de software baseadas na estratégia de software para tudo, o SDx, do Hyundai Motor Group.
Com o lançamento do negócio PBV da KIA, a marca coreana se comprometerá a oferecer uma linha variada de veículos personalizados para atender às necessidades individuais dos clientes.
O roteiro, que está dividido em três fases distintas, ilustra como os PBV da KIA serão fundamentais para tornar realidade a visão SDx do Grupo como dispositivos que oferecem soluções personalizadas de acordo com os padrões de uso dos clientes.
A primeira fase verá a introdução do KIA PV5, um veículo elétrico versátil otimizado para áreas como hailing, delivery e serviços públicos que apresenta capacidade de conversão para diversas necessidades dos clientes.
A segunda fase verá como se completa a linha de modelos PBV específicos, e os PBV evoluirão para plataformas de mobilidade baseadas em IA que utilizam dados para interatuar com os usuários e garantir que os veículos estejam sempre atualizados.
Na terceira fase, os PBV da KIA evoluirão para soluções de mobilidade personalizadas e altamente personalizáveis ao integrar-se com o futuro ecossistema de mobilidade.
Utilizando a tecnologia ‘Easy Swap’ para responder com flexibilidade às diversas demandas dos clientes, um chassi de veículo pode ser utilizado para atender múltiplas necessidades de mobilidade. Atrás de uma cabine fixa, ou ‘zona do condutor’, podem ser conectados diversos módulos superiores intercambiáveis - ou ‘módulos de vida’ - ao veículo base através de uma tecnologia híbrida de acoplamento eletromagnético e mecânico, convertendo o PBV em um taxi durante o dia, um furgão de distribuição pela noite ou um veículo recreativo pessoal nos finais de semana.
A modularização é possível graças ao conjunto de estrutura de carroceria sem soldas ‘Dynamic Hybrid’, que permite ajustar de maneira flexível o comprimento dos membros móveis conforme o propósito de uso do veículo. Compostas por tubos de aço de alta resistência e polímeros estruturais, as peças usadas são reduzidas em 55% sem perda de rigidez.
Na primeira fase, estarão disponíveis várias versões do PV5: Basic, Van High Roof e Chassi Cab. No futuro, a KIA também planeja apresentar um modelo Robotaxi desenvolvido com a Motional (uma joint-venture entre HMG e Aptiv).
Durante a segunda fase, a simbiose do ecossistema PBV será complementada com outros dois modelos, o ‘PV7’ e o ‘PV1’, junto com uma maior interação e conectividade entre os veículos.
El KIA PV7 será o produto de maior tamanho da linha e se distinguirá por mais espaço interior, maior autonomia e funcionalidades melhoradas.
Por outro lado, o KIA PV1 será situado como o produto de menor tamanho da linha, e será otimizado para o transporte logístico ágil e de curta distância, utilizando módulos para minimizar o raio de giro mesmo em espaços estreitos.