KIA MOSTRA SEU NOVO VEÍCULO MILITAR: MOTOR DIESEL DE 7.0 LITROS E ENFOQUE MODULAR

Embora o último grande contrato de defesa para o exército dos Estados Unidos tenha sido ganho pela GM com mais de 2.000 unidades do Veículo para os Esquadrões de Infantaria (ISV), um veículo militar baseado no Chevrolet Colorado ZR2, trata-se de um mercado com clientes que contam com bilhões de dólares para serem gastos em projetos interessantes.
A KIA Motors Corporation revelou esta semana seus planos para o desenvolvimento de uma nova plataforma standard para veículos militares de nova geração que fortalecerá as capacidades da empresa em futuros projetos militares.
A marca coreana planeja começar a fabricar protótipos de veículos de tamanho médio ainda este ano e submeter-se aos testes do governo coreano em 2021. O objetivo da empresa é a implantação militar a partir de 2024 após os testes de padronização e produção inicial.
Este projeto de desenvolvimento de veículos de tamanho médio é o resultado de um investimento conjunto do exército coreano e da KIA Motors. O programa em grande escala verá a substituição dos veículos militares padrão de 2.5 e 5 toneladas atualmente em uso, e o desenvolvimento de novos veículos a prova de balas de 5 toneladas.
Os veículos serão equipados com uma linha das últimas tecnologias comerciais, incluindo os motores diesel de 7.0 litros de alto torque e sistemas de transmissão automática, ABS e ASR, assistente de estacionamento traseiro, monitor de visão periférica, navegação por satélite e bancos térmicos.
O enfoque modular da KIA para desenvolver novos veículos na plataforma permitirá o desenvolvimento de outros derivados no futuro, como veículos equipados com uma variedade de sistemas de armas e aqueles projetados com especificações e tecnologias mais especializadas.
A empresa desenvolveu um relatório conceitual para seus novos veículos todo-terreno (ATV) militares e planeja apresentar um protótipo no início do próximo ano. Os veículos todo-terreno desenvolvidos não só serão implementados com fins militares, como também serão utilizados em vários ramos, como os setores industrial e de lazer, baseando-se no chassi do KIA Mohave.
A KIA também está explorando o potencial da tecnologia da célula de combustível de hidrogênio em diversas aplicações militares, incluindo os veículos de célula de combustível e os geradores de energia de emergência.
Até o momento, a KIA forneceu 9 tipos de modelos e 100 derivados, e produziu um total de 140.000 veículos militares. A empresa já produziu o veículo todo-terreno sobre lagartas BV206, e em 2001 desenvolveu um veículo de resgate de 15 toneladas, além de um transporte de equipamento pesado.
A KIA também criou o primeiro veículo tático multipropósito da Coreia, um veículo tático leve que substitui os veículos existentes de 0.25 toneladas e 1.25 toneladas. O veículo era equipado com um robusto motor, transmissão automática e sistema de freios do KIA Mohave, e também adotou as últimas tecnologias comerciais e especificações militares especiais, incluindo um sistema eletrônico de tração nas 4 rodas.