KIA PICANTO 2024: O PEQUENO COREANO MAIS COMPLETO DO QUE NUNCA

Como sabemos, hoje são muito poucas as marcas que se mantêm no segmento dos urbanos. A KIA, no entanto, não só permanece como também segue apostando nele, como demonstra o KIA Picanto 2024, uma nova geração que, em termos de design, tecnologia e equipamento, torna-se mais completa do que nunca.
O carro em breve estará disponível para pedidos nos concessionários, mas ainda não se conhecem os preços. Por enquanto, podemos conhecê-lo através das imagens.
Em relação ao KIA Picanto anterior, esta nova entrega muda radicalmente, começando pela imagem. Assim, o para-choque dianteiro foi redesenhado por completo e agora é muito mais esportivo. Por sua parte, a grade ‘tiger nose’ conecta com os faróis e sua renovada assinatura luminosa LED em forma de ‘Y’ tombado.
As linhas são verticais e afiladas também na parte traseira, como as das próprias lanternas e da tampa do porta-malas. O volumoso para-choque cria a sensação de que o carro parece mais largo e mais assentado sobre a estrada.
De série, o Picanto equipa rodas de liga leve de 14 polegadas, enquanto as de 15 e 16 são integradas nos acabamentos mais exclusivos. O exemplar que aparece nas imagens corresponde ao acabamento GT-Line, o de aspecto mais esportivo, que se reconhece imediatamente por elementos como o para-choque dianteiro com entradas de ar maiores e o difusor na parte traseira.
A distribuição interior é mais clássica, com a racionalidade que cabe esperar de um segmento A, combinada, isso sim, com uma boa qualidade, especialmente na parte de estofamento e montagem.
De fábrica, o Picanto vem com bancos de tecido preto, mas se o cliente quiser, pode personalizar as cores desses bancos, descansa braços, molduras das saídas de ar e alavanca de câmbios através de pacotes específicos.
O novo urbano coreano vem de série com um sistema de infotainment, governável através de uma tela de 8.0 polegadas montada em posição flutuante, enquanto atrás do volante, o computador de bordo é mostrado em um monitor menor de 4.2 polegadas. Seguindo com o equipamento tecnológico, o Bluetooth pode gerenciar a conexão de dois dispositivos ao mesmo tempo e não falta a compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto com cabo.
Também estão incluídas as funções KIA Connect que, ao conectar-se à internet, incluem serviços como informação do trânsito em tempo real, previsões meteorológicas, pontos de interesse e detalhes de possíveis estacionamentos, assim como toda a informação do carro, que pode ser acessada diretamente através do aplicativo. A navegação e o infotainment, portanto, podem ser atualizados pela nuvem, sem ter que acudir a um concessionário.
O novo KIA Picanto pode ser escolhido com dois motores a gasolina diferentes, com 3.0 cilindros e sem turboalimentação, que deslocam 1.0 e 1.2 litros. Embora ainda não haja dados de potência, supomos que seguirão desenvolvendo 67 e 84 cv. Mais adiante, talvez tenha lugar para o bloco turbo 1.0 T-GDi de 100 cv.
Em comparação com seus antecessores, foram atualizados a recirculação dos gases de escape, a sincronização das válvulas de admissão e o sistema de refrigeração da câmara de combustão. Além da habitual transmissão manual de 5 velocidades, há outra robotizada com o mesmo número de relações.
A nível técnico, o Picanto utiliza um sistema de suspensão McPherson na frente e uma barra de torção atrás. A habitabilidade foi otimizada ao máximo com a colocação das rodas nos quatro cantos do veículo, uma configuração que também beneficia a postura fora da cidade.
No que diz respeito às ajudas ADAS, há de tudo, com a exceção do controle de cruzeiro adaptativo: desde a frenagem automática de emergência até o alerta do ângulo morto, passando pela manutenção ativa de faixa e o controle de fadiga do condutor. Seguindo a tradição da KIA, o Picanto 2023 vem com uma garantia de sete anos ou 150.000 quilômetros, o que acontecer antes.