KIA PLANEJA CONTAR COM TECNOLOGIA DE CONDUÇÃO AUTÔNOMA DE NÍVEL 4 EM 2021

Não se trata de nenhuma surpresa dizer que a KIA está trabalhando em diferentes áreas relacionadas com o campo da condução autônoma. Assim como sua irmã Hyundai e muitos outros fabricantes de primeiro nível, a marca coreana está destinando importantes recursos para ter pronta o quanto antes sua tecnologia capaz de fazer com que um veículo possa circular de forma totalmente autônoma sem a necessidade da intervenção da figura do condutor.
Recentemente, aproveitando a celebração da última CES 2018 e agora do Salão de Detroit 2018, a marca quis despejar algumas dúvidas sobre os avanços e lançamentos que realizará no curto prazo. Através de um comunicado oficial, a KIA confirmou sua intenção de comercializar uma tecnologia de condução autônoma de nível 4 a partir do ano de 2021.
Esse tipo de sistema, a antessala do nível mais alto de condução autônoma possível, o 5, será orientado para o que se conhece hoje como cidades inteligentes. As grandes metrópoles serão capazes de interagir com os veículos (e vice-versa) que circulem por suas vias. Em parte, o conceito de carro conectado e a condução autônoma são dois pilares básicos que devem coexistir.
Mas antes de chegar ao ponto de dispor dessa tecnologia pronta para sair às ruas, a KIA lançará uma enorme frota de protótipos de carros autônomos. Estarão prontos para iniciar a fase de testes no ano de 2019. Todos os testes realizados em condições de tráfego real permitirão à empresa aprimorar sua tecnologia para que esteja preparada para ser comercializada.
Tudo estará englobado dentro de um novo projeto de ‘Smart City’ (Cidade Inteligente). Por enquanto se desconhecem as cidades onde a KIA realizará a fase de testes de rua da sua tecnologia de condução autônoma de nível 4, mas espera-se que a Coreia do Sul e os Estados Unidos sejam dois dos principais candidatos a contar com estes protótipos circulando por suas estradas.
Por outro lado, e em relação aos planos de futuro da KIA nesse âmbito, Woong-chul Yang, VP e Chefe de P+D da marca coreana, colocou como objetivo o ano de 2025 como o momento de inflexão em que os automóveis da empresa contarão com as máximas tecnologias de conectividade e estarão equipados com os avanços colhidos no campo da condução autônoma.