KIA PLANEJA UM RIVAL PARA O TOYOTA LAND CRUISER

A KIA tem na agenda o desenvolvimento de uma longa lista de novos modelos. O fabricante coreano, junto com a Hyundai, está realizando uma verdadeira ofensiva de produto. Uma ofensiva que inclui a aposta por diferentes nichos de mercados. Entre eles, se encontra o mundo do 4x4. A própria empresa admitiu estar trabalhando no desenvolvimento de uma pick-up de cabine dupla. E agora, foram divulgadas informações interessantes que revelam outro projeto.
O novo objetivo estabelecido pela KIA é enriquecer sua linha de todo-terrenos com um novo veículo que ofereça verdadeiros desempenhos off-road e que, sobretudo, tenha um tamanho considerável. A KIA planeja um rival para o Toyota Land Cruiser. A verdade é que o icônico todo-terreno da Toyota é um modelo ao qual muitas marcas puseram seu ponto de mira.
Hoje, os dois SUVs de referência da KIA são o Sorento e o Telluride. O primeiro deles sofreu recentemente uma mudança de geração, mas não oferece uma resposta razoável longe do asfalto da grande cidade. E o segundo, está limitado a uma região muito específica, os Estados Unidos. Apesar disso, não devemos ignorar os relatos que na época apontavam a uma versão de aspecto off-road do Telluride. Mas é claro que ter uma aparência off-road não é a mesma coisa que poder oferecer um autêntico desempenho por caminhos irregulares ou trilhas na floresta, por exemplo.
Para o desenvolvimento deste novo veículo 4x4, que atualmente se encontra em uma etapa embrionária, faz todo o sentido do mundo que a KIA tome como ponto de partida sua futura pick-up. Por enquanto não há muita informação sobre os prazos estabelecidos para realizar o projeto, embora se aponte 2023 como o ano para sua possível apresentação. Por enquanto não há um nome designado para este novo modelo.
Terá um comprimento superior aos 5 metros e a altura livre da carroceria em relação ao solo será muito importante. Igualmente contará com uma transmissão preparada para enfrentar todo tipo de desafios longe do asfalto. É um modelo destinado especialmente para atender mercados como América do Norte, Austrália, Oriente Médio e Rússia.
Há alguns anos a Hyundai já assinalava seu interesse em lançar um todo-terreno que lhe permitisse rivalizar, entre outros, com o Nissan Patrol. Considerando a forma de operar do conglomerado coreano formado por Hyundai-KIA, espera-se que tanto o modelo da Hyundai como da KIA guardem certa relação técnica.
Em relação à parte mecânica, está sendo estudada a possibilidade de utilizar um motor V6 turbodiesel de 3.0 litros que atualmente está sendo utilizado pela marca Premium do grupo, a Genesis. Na época, Albert Biermann, Chefe de P+D da Hyundai, assegurou o seguinte: “Este motor… podemos ter muitas aplicações. Também fabricamos veículos comerciais e outros, de modo que este motor estará disponível durante bastante tempo”.