KIA STONIC CONTARÁ COM VERSÃO ‘MILD-HYBRID’ EM 2019

O KIA Stonic é um dos mais recentes integrantes dentro do cada dia mais competitivo segmento B-SUV, inicialmente com diversas alternativas gasolina e diesel.
Mas a marca coreana tem planos para eletrificar seu novo crossover com uma versão que já se encontra em fase de desenvolvimento e que chegará ao mercado em 2019. No entanto, de acordo com o que um diretor da marca confirmou no Salão de Frankfurt 2017 ao pessoal da Autoexpress, o Stonic não seguirá os passos do Hyundai Kona, que terá uma versão 100% elétrica, mas que pelo contrário, recorrerá a um sistema de propulsão semi-híbrido.
De acordo com os dados fornecidos pelo fabricante, uma versão semi-híbrida (Mild-Hybrid) permitirá ao KIA Stonic melhorar sua eficiência energética, conseguindo reduzir o consumo de combustível e tornando os níveis de emissões mais baixos.
Trata-se de um sistema de propulsão que permite reutilizar a energia que normalmente se perde na frenagem, acumulando-a em um pacote de baterias para mais tarde ser utilizada por um motor elétrico que ajude o motor térmico em determinadas circunstâncias como no arranque e na aceleração, com o propósito de fazer com que o motor térmico seja mais eficiente.
Um sistema com essas características pressupõe um custo não tão elevado como o de um sistema de propulsão híbrido convencional e é por isso que nos últimos tempos tornou-se bastante popular, especialmente nos modelos da Suzuki.
O anúncio de um sistema semi-híbrido para o KIA Stonic fecha as portas a um sistema de propulsão híbrido mais complexo. Contudo, existe uma razão técnica para isso, já que o Stonic se baseia na plataforma do KIA Rio, uma arquitetura que devido à sua concepção não permite contar com um lugar adequado para acomodar um pacote de baterias de grandes dimensões nem os motores elétricos.