KIA TASMAN: VEM AÍ A PRIMEIRA PICK-UP DA MARCA COREANA

No início do último mês de março, a KIA confirmou o lançamento de uma pick-up de tamanho médio para competir com rivais do porte dos Toyota Hilux, Ford Ranger, Isuzu D-Max e Mitsubishi L200, entre outros modelos. Agora, já sabemos que se chamará KIA Tasman e que estará à venda no próximo ano, mas por enquanto apenas na Coreia do Sul, Austrália, África e Oriente Médio.
Dada a importância que o mercado australiano terá nas vendas, seu nome presta homenagem ao mar da Tasmânia, que se encontra entre Austrália e Nova Zelândia, assim como o explorador Abel Tasman, que descobriu o estado insular da Tasmânia localizado na Austrália. De acordo com a marca, foi “projetado levando em conta uma variedade de atividades laborais, comerciais e de lazer”.
Sabemos que a base da pick-up será um novo chassi com estrutura de escada. Para o seu desenvolvimento, a KIA utilizou uma Toyota Hilux e uma Nissan NP300, a fim de realizar diversos testes comparativos. Embora não tenham sido fornecido mais detalhes, espera-se que tenha capacidades de reboque e carga similares às de suas rivais.
Em outras palavras, poderá transportar uma carga útil de até uma tonelada e rebocar até 3.5 toneladas. Por outro lado, a KIA Australia confirmou que contará com um powertrain diesel. Provavelmente se trate do motor CRDi de 4 cilindros e 2.2 litros da marca como opção de acesso, recorrendo a um bloco turbodiesel de 3.0 litros para as versões mais potentes.
Talvez mais adiante tampouco falte uma opção elétrica na linha, mas não devemos esquecer que o fabricante coreano também está desenvolvendo uma segunda pick-up para os mercados globais, incluindo os Estados Unidos, onde estes veículos têm muita demanda. Este modelo será totalmente elétrico e se espera que seja construído sobre a plataforma E-GMP.