KIA TESTA VERSÃO AWD DO STINGER NO NORTE DA SUÉCIA
O KIA Stinger surge como um modelo muito importante dentro do catálogo do fabricante coreano. Prova disso é que nunca um modelo da KIA teve um design, qualidades interiores, tecnologia e linha mecânica como o Stinger.
Um dos pontos fortes do modelo será a versão AWD que chegará ao mercado com tração nas quatro rodas. De série o Stinger é um modelo de tração traseira, mas para os mercados que quiserem, já estão preparando uma versão com tração total. Com isso, os coreanos chegarão um pouco mais perto dos melhores modelos do mercado e estão trabalhando para que suas sensações sejam as melhores possíveis.
Um dos lugares preferidos pelos fabricantes para testar esses sistemas de tração nas quatro rodas são as áreas geladas e com climas úmidos. O local escolhido pela KIA para testar o seu Stinger foi o norte da Suécia e conforme o vídeo abaixo, o modelo se saiu muito bem.
Nos lagos gelados da Lapônia - pouco antes de chegar ao Círculo Polar Ártico - foi onde os engenheiros de desenvolvimento da KIA estiveram com o Stinger testando certas partes sensíveis do modelo. Os pontos que estão sendo testado são os freios, a suspensão, os controles de tração e estabilidade, assim como também o sistema de tração total AWD.
Esse sistema de tração AWD funciona da seguinte maneira: em condições de circulação normais, o Stinger envia a força do motor ao eixo traseiro. No entanto, se forem detectadas perdas de tração, o sistema poderá enviar até 50% do torque ao eixo dianteiro. Contudo, esse sistema é inteligente e de forma contínua passa por ambos os eixos com valores entre 20 e 40%.
A garantia oferecida pela KIA para que o Stinger se torne um modelo de grande comportamento dinâmico provém das mãos de Albert Biermann. Esse engenheiro esteve na divisão M da BMW e além de testar a tração AWD, também está trabalhando para dotar o Stinger de qualidades dinâmicas dignas de um rival à altura de um BMW Série 3.